AchèAchè
    search
    Título

    Psoríase nas unhas: como entender e tratar essa inflamação?

    Uncategorized

    Por

    A psoríase é uma doença crônica e inflamatória que pode manifestar-se na pele, nas unhas e, eventualmente, nas articulações. Até o presente momento, as causas desta doença ainda não foram totalmente esclarecidas. Entretanto, existem evidências de que a predisposição genética seja um fator relevante. Também acredita-se que disfunções do sistema imunológico, assim como fatores internos e ambientais, possam contribuir para o desenvolvimento ou manifestação da doença. Dentre estes fatores de risco, podemos citar:

    -Obesidade;

    -Infecções;

    -Estresse;

    -Uso de drogas sistêmicas;

    -Tabagismo;

    -Consumo de bebidas alcoólicas;

    -Traumatismos leves;

    Já em relação aos sinais e sintomas, a psoríase que ocorre nas unhas, denominada psoríase ungueal, pode ocasionar:

    -Crescimento anormal das unhas das mãos e/ou dos pés;

    -Espessamento;

    -Descamação;

    -Alteração de coloração;

    -Deformação;

    Vale lembrar que a psoríase, de um modo geral, não é contagiosa. Ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa. Portanto, não há necessidade de evitar o contato físico ou social com os portadores desta doença.

    Visto que os sinais e sintomas descritos acima, também podem ser ocasionados por outras doenças, é fundamental consultar um médico dermatologista para confirmação diagnóstica. Pois somente desta forma, o tratamento adequado poderá ser estabelecido.

    De forma genérica, o tratamento para psoríase envolve intervenções psicossociais, não-farmacológicas e farmacológicas que serão determinadas pelo médico com base na gravidade e extensão da doença. Portanto, evite automedicar-se!

    Referências:

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes