Lavar a louça e fazer natação pode deixar as unhas fracas?


  • +A
  • -A

O enfraquecimento das unhas é um processo comum que pode acontecer por diferentes motivos. Doenças e disfunções no organismo podem provocar essa fragilidade nas unhas, assim como traumas e uso de substâncias específicas (ex: produtos de limpeza e acetona). Atividades como lavar a louça e praticar esportes como a natação também são apontadas como fatores para a síndrome das unhas frágeis.   

Excesso de umidade contribui para deixar as unhas fracas


“O maior problema de lavar a louça e estragar as unhas é para as donas de casa. Elas não conseguem deixar a louça acumular e ficam constantemente umedecendo as unhas na água.
O excesso de umidade leva à proliferação de fungos e deixa as unhas mais fracas”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.  

Segundo a médica, não existe uma relação direta entre síndrome das unhas fracas e a piscina, apontada em artigos. O que se estabelece neste caso é que o excesso de água pode aumentar a proliferação de fungos e deixar a unha mais fraca. “Por outro lado, acredito que o contato com o álcool possa ressecar as unhas e deixá-las esfoliando, quebradiças nas pontas e com estrias longitudinais”.

Cuidados e tratamento para as unhas frágeis


Para manter essas e outras atividades em sua rotina, sem que isso prejudique a saúde das unhas, a especialista recomenda alguns cuidados básicos. “
Deixe as unhas sempre aparadas, permita que elas fiquem alguns dias sem esmalte e evite tirar a cutícula, pois ela é uma proteção e sua inflamação promove reações na pele que contorna as unhas”.

Para quem lava muito a louça, a dica da dermatologista é deixar a louça acumular na pia (para não ter que estar em contato com a umidade várias vezes) e utilizar luvas quando for realizar a tarefa. A dica para quem fica muito na piscina é hidratar sempre a unha. “Em geral, o tratamento para unhas frágeis se baseia no uso oral de biotina, que é muito aconselhado. O uso de hidratantes para unhas também pode ajudar em alguns casos”.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – Site oficial

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Lavar a louça e fazer natação pode deixar as unhas fracas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.