Homens também podem sofrer com a síndrome das unhas frágeis?


  • +A
  • -A
Imagem do post Homens também podem sofrer com a síndrome das unhas frágeis?

A síndrome das unhas frágeis não é um problema que afeta apenas as mulheres. Os homens também podem desenvolver seus sintomas, mesmo que em menor frequência. A doença é caracterizada por unhas que se quebram e descamam com facilidade e pela presença de fissuras e lascas soltas, atingindo cerca de 20% das pessoas.

Traumas causam a síndrome das unhas frágeis em homens


O problema pode ser causado por d
eficiências nutricionais, mas nos homens, existem outros fatores mais comuns. “As principais causas nos homens têm relação com o trauma repetitivo, o contato com algumas substâncias químicas que pode ocorrer em algumas profissões ou ainda com doenças, como psoríase e líquen plano”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

Embora tenha causas ligeiramente diferente entre os gêneros, de acordo com a profissional, o tratamento acaba não variando das mulheres para os homens. “O tratamento envolve o uso de hidratantes sobre a unha, usar luvas de algodão embaixo das de borracha, manter as unhas curtas, evitar traumas e manter uma dieta saudável”, recomenda a especialista.

Exposição a produtos de limpeza é fator de risco para a síndrome das unhas frágeis


Outra medida do tratamento é manter as unhas sempre hidratadas e fortalecidas pelo uso de substâncias com vitaminas prescritas por um profissional. Por outro lado, o contato com substâncias químicas, como sabonetes e produtos de limpeza também deve ser evitado, assim como o
uso de esmaltes. Mas, converse com seu médico, já que há esmaltes especiais que podem ser utilizados por quem tem unhas frágeis.

Apesar de chamar mais a atenção das mulheres, a síndrome das unhas frágeis não é um problema que os homens devem deixar de lado. O tratamento adequado é fundamental para evitar que instrumentistas e outros profissionais que utilizam constantemente os dedos para o trabalho ou lazer e que estão mais sujeitos a traumas fiquem ainda mais tempo afastados de suas atividades.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Homens também podem sofrer com a síndrome das unhas frágeis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.