Biotina: saiba como essa vitamina age no tratamento da síndrome das unhas frágeis
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Gabriella Albuquerque
- +A
- -A
A biotina é uma vitamina do complexo B (B7) muito importante para a saúde de diversas estruturas do seu corpo, e isso inclui as suas unhas. A deficiência desse nutriente é um dos fatores associados à síndrome das unhas frágeis. O seu consumo, em alguns casos, pode ser a solução para o problema. Você pode obter a biotina pela alimentação e através de suplementos ou medicamentos.
“A síndrome das unhas frágeis se caracteriza pelo enfraquecimento da unha por conta da diminuição de sua resistência. A biotina se mostrou eficaz no tratamento desse quadro. Ela produz um espessamento das unhas, de maneira que elas ficam mais firmes”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Principais fontes e benefícios da biotina
Dentre as principais fontes alimentares da biotina, estão incluídos, por exemplo, os vegetais de folhas verdes escuras, milho e fígado. “A biotina também está presente no salmão, abacate, nozes, gema de ovo, batata doce e couve flor”, completa. A suplementação pode ser uma alternativa, mas somente sob supervisão do seu médico e se ele achar realmente necessária.
Além das unhas, a biotina também é importante para a saúde da pele e do cabelo, e ajuda na absorção de nutrientes e prevenção de algumas doenças. Portanto, consumir essa vitamina é uma ótima forma de você se cuidar em diversas frentes. Pensando ao contrário, a deficiência do nutriente afeta diversos aspectos da saúde, o que reforça a importância da biotina.
Outras medidas para tratar a síndrome das unhas frágeis
Por mais que a falta de biotina seja decisiva para a fragilidade das suas unhas, tratar o problema apenas com o consumo dessa vitamina pode não ser o suficiente. É interessante que outras medidas sejam adotadas paralelamente para que a recuperação seja plena. O hábito de manter as unhas sempre aparadas e limpas e o uso moderado de esmaltes, por exemplo, também ajudam nesse sentido.
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – gabriellaalbuquerque.com.br
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Gabriella Albuquerque
Dermatologia
CRM: 71503-4 / RJ
- 7 comentários para "Biotina: saiba como essa vitamina age no tratamento da síndrome das unhas frágeis"
-
Maria Angela
Minhas unhas, pele e cabelos melhoraram muito com a ingestão diária de Biotina. Tomei por um mês e foi visível a diferença. Porém minhas unhas se ressentem muito dos esmaltes. Não posso deixá-las esmaltadas por mais de dois dias. Gostaria de saber mais sobre os tipos de esmaltes que não provocam enfraquecimento e descolamento das unhas.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Maria Angela, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/unhas/esmaltes-sindrome-unhas-frageis
Abraços. -
Ana Martins
Venho enfrentando isso desda adolescência, no começo eu tinha mania de roer unhas, mais agora não faco isso .. Mais as unhas são fracas descama e ainda quando cresce elas cresce parecendo um papel. não sei mais o que fazer pra elas ficarem duras e sem descamação. Doutora me ajuda.. Preciso de dicas.. E se for de sp capital e atender por aqui me avisa to precisando passar .. Abraços …
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ana, quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis. Segundo a especialista, a síndrome das unhas frágeis é bem mais do que um incômodo exclusivamente estético, já que pode representar grande desconforto e incapacidade para o paciente. Por isso, sempre que os sintomas surgirem, deve-se procurar um especialista para iniciar o tratamento mais adequado, tanto com consumo de biotina, quanto por meio de outras medidas. Até a próxima.
-
Simone
Estou usando um esmalte com biotina,ln2 e out5% depois de passar essa base eu posso esmaltar??
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.