Biotina: saiba como essa vitamina age no tratamento da síndrome das unhas frágeis

  • +A
  • -A

A biotina é uma vitamina do complexo B (B7) muito importante para a saúde de diversas estruturas do seu corpo, e isso inclui as suas unhas. A deficiência desse nutriente é um dos fatores associados à síndrome das unhas frágeis. O seu consumo, em alguns casos, pode ser a solução para o problema. Você pode obter a biotina pela alimentação e através de suplementos ou medicamentos.  

“A síndrome das unhas frágeis se caracteriza pelo enfraquecimento da unha por conta da diminuição de sua resistência. A biotina se mostrou eficaz no tratamento desse quadro. Ela produz um espessamento das unhas, de maneira que elas ficam mais firmes”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Principais fontes e benefícios da biotina


Dentre as
principais fontes alimentares da biotina, estão incluídos, por exemplo, os vegetais de folhas verdes escuras, milho e fígado. “A biotina também está presente no salmão, abacate, nozes, gema de ovo, batata doce e couve flor”, completa. A suplementação pode ser uma alternativa, mas somente sob supervisão do seu médico e se ele achar realmente necessária.

Além das unhas, a biotina também é importante para a saúde da pele e do cabelo, e ajuda na absorção de nutrientes e prevenção de algumas doenças. Portanto, consumir essa vitamina é uma ótima forma de você se cuidar em diversas frentes. Pensando ao contrário, a deficiência do nutriente afeta diversos aspectos da saúde, o que reforça a importância da biotina.

Outras medidas para tratar a síndrome das unhas frágeis


Por mais que a falta de biotina seja decisiva para a fragilidade das suas unhas, tratar o problema apenas com o consumo dessa vitamina pode não ser o suficiente. É interessante que outras medidas sejam adotadas paralelamente para que a recuperação seja plena. O hábito de
manter as unhas sempre aparadas e limpas e o uso moderado de esmaltes, por exemplo, também ajudam nesse sentido.   

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – gabriellaalbuquerque.com.br

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
alimentacao
cabelos
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Biotina: saiba como essa vitamina age no tratamento da síndrome das unhas frágeis"

Maria Angela

Minhas unhas, pele e cabelos melhoraram muito com a ingestão diária de Biotina. Tomei por um mês e foi visível a diferença. Porém minhas unhas se ressentem muito dos esmaltes. Não posso deixá-las esmaltadas por mais de dois dias. Gostaria de saber mais sobre os tipos de esmaltes que não provocam enfraquecimento e descolamento das unhas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria Angela, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/unhas/esmaltes-sindrome-unhas-frageis
Abraços.

Ana Martins

Venho enfrentando isso desda adolescência, no começo eu tinha mania de roer unhas, mais agora não faco isso .. Mais as unhas são fracas descama e ainda quando cresce elas cresce parecendo um papel. não sei mais o que fazer pra elas ficarem duras e sem descamação. Doutora me ajuda.. Preciso de dicas.. E se for de sp capital e atender por aqui me avisa to precisando passar .. Abraços …

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana, quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis. Segundo a especialista, a síndrome das unhas frágeis é bem mais do que um incômodo exclusivamente estético, já que pode representar grande desconforto e incapacidade para o paciente. Por isso, sempre que os sintomas surgirem, deve-se procurar um especialista para iniciar o tratamento mais adequado, tanto com consumo de biotina, quanto por meio de outras medidas. Até a próxima.

Simone

Estou usando um esmalte com biotina,ln2 e out5% depois de passar essa base eu posso esmaltar??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Simone. Cada paciente possui sua particularidade, e a indicação só é possível diante de uma consulta presencial com o dermatologista. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.