AchèAchè
    search
    Título

    Sabonete para pele oleosa: descubra se a versão líquida ou em barra é a melhor para você

    Uncategorized

    Por

    Quem tem pele oleosa sabe da dificuldade de mantê-la livre do excesso de brilho, mas é no ritual da limpeza que se dá o passo mais importante para que a epiderme fique leve e sequinha. “É um ato simples, mas que deixa a região do rosto saudável e viçosa”, afirma a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba.

     

    Com as inúmeras opções de sabonete em barra e líquido, é normal surgir a dúvida de qual é o mais apropriado para peles oleosas. De acordo com a doutora, ambas versões podem ser utilizadas: “As duas higienizam peles oleosas, desde que na composição estejam presentes agentes específicos para esta finalidade”, conta a profissional.

     

    Qual a diferença do sabonete em barra para a versão líquida?

     

    Segundo a Dra. Luciana, a principal diferença entre as texturas está no potencial de hidrogênio (pH) de cada composição. “Os sabonetes sólidos tendem a ser mais alcalinos, podendo agredir peles reativas (sensíveis). Já o pH da versão líquida tende a ser parecido com o da pele, conferindo sensação de suavidade”, explica a especialista.

     

    Portanto, se você tiver a pele oleosa e sensível, a dermatologista recomenda a versão do sabonete líquido. Para outros casos, vai de acordo com sua preferência.

     

    Como lavar o rosto com sabonete em barra x com o líquido?

     

    Muita gente acha que basta pegar o sabonete em barra, molhar e passar no rosto. No entanto, de acordo com a dermatologista, se a pele tiver tendência à sensibilidade, este ato, por si só, agride a região. “Caso a cútis seja sensível, recomendo fazer uma espuma com a barra e aplicar apenas ela no rosto, massageando suavemente”, recomenda.

     

    Já a versão líquida pode ser depositada na palma da mão – o equivalente ao tamanho de uma avelã – e aplicada diretamente no rosto já úmido. “O gestual deve ser delicado. Já tive pacientes que diziam que ‘esfregavam’ a pele da face!”, alerta a dermatologista. “Trate-a com carinho para evitar novos problemas. Não é necessário fazer força para remover o brilho da região, as substâncias contidas nos produtos dão conta disso”. Se houver contato com o produto na região dos olhos, enxágue com bastante água.

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes