Quais são os fatores que podem influenciar na sensibilidade da pele?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os fatores que podem influenciar na sensibilidade da pele?

Pele sensível, também conhecida como intolerante, é uma realidade na vida de muitas pessoas. Lidar com essa condição não costuma ser fácil devido às irritações e aos cuidados que devem ser tomados. Mas quais são os fatores que colaboram para essa sensibilidade? Vamos saber agora!

A pele sensível

As principais características de uma pele sensível podem ser facilmente notadas em qualquer trauma mínimo, como, por exemplo, sangramentos, descamações e o aparecimento de hematomas.

E são muitos fatores que podem influenciar na sensibilidade do maior órgão do corpo humano. Eles podem ser ambientais (coceira ou queimação causada pelas condições climáticas), vasculares e até mesmo hereditários ou ligados a doenças. “Podem ser hereditários quando vemos aquelas peles fininhas, quase transparentes, em geral em pacientes mais claros. Existem também diversas doenças que deixam a pele sensível, entre elas o lúpus, que é uma doença autoimune e muitas outras como as genéticas e endócrinas”, explica o dermatologista Murilo Drummond.

Dos fatores citados acima, o médico destaca o dano causado pelo sol, que é considerado o “mais agressivo”, o que reforça a importância do uso correto de filtros solares. “Mas não podemos deixar de lado o vento e até o frio”, lembra Drummond.

É bom cuidar…

Todo cuidado é pouco para uma pele sensível. Segundo o profissional, que pertence a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além da aplicação do filtro solar, é preciso também lembrar de fazer uso de sabonetes suaves, hidratantes leves e de tecidos de preferência de algodão.

Caso tais medidas não sejam tomadas por imprudência do paciente, os efeitos podem ser muito desagradáveis: “As consequências são infecções, sangramento e envelhecimento precoce”, exemplifica Murilo.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) – CRM: RJ 52337051 – drmurilodrummond.com.br

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são os fatores que podem influenciar na sensibilidade da pele?"

Nilo Ezequiel Fonseca

Sinto acidez na pele do rosto, com ardência e dificuldade no barbear- pergunto se pode ser estress

Cuidados Pela Vida

Caro Nilo, o stress é o vilão do século, sendo comum atribuirmos a ele muitos males. Entretanto somente o médico, após escutar sobre os sintomas, poderá identificar se a causa do que você relata é stress ou não. Abraços

Jussara Martins

Tenho artrite ,e meu médico pediu exames para saber se eu tenho lupos… ultimamente tenho percebido que minha perna inteira está sensível ao toque parece que a dor é na pele ,o q poderia ser?? Foi o tempo todo uma ardência e dói ao toque também.

Cuidados Pela Vida

Oi Jussara, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.