AchèAchè
    search
    Título

    Por que a pele fica flácida com o passar dos anos?

    Uncategorized

    Por

    O envelhecimento é um processo natural, gradativo e irreversível, portanto, a flacidez e a perda de elasticidade da pele não têm como ser evitadas. No entanto, isso não impede que elas sejam atrasadas. Cuidar da saúde da pele é uma excelente maneira de fazer com que os efeitos da idade sejam amenizados.

    Cuidados diários com a pele para evitar a flacidez


    “A pele sofre modificações com o passar do tempo. Com o envelhecimento, ocorre uma diminuição no número de fibroblastos (células que produzem colágeno e elastina) e consequente queda da síntese de colágeno. A pele tende a ficar mais seca e a produção de sebo cai. Tudo isso contribui para a diminuição da elasticidade da pele e flacidez”, explica a dermatologista Aline Guimarães.

    Quanto aos cuidados diários com a pele que podem retardar a sua flacidez, destacam-se o uso de hidratantes, antioxidantes, retinóides, os quais contribuem para a redução da degradação do colágeno. “Além disso, existem hoje várias tecnologias usadas no consultório dermatológico com o intuito de estimular a produção de colágeno, com excelentes resultados. Ultra som microfocado, radiofrequência e aplicação do ácido polilático, são alguns exemplos”.

    Como retardar a flacidez e fatores que desgastam a pele


    A síntese de colágeno e, consequentemente, a firmeza da pele podem ser garantidas por meio de alguns agentes. A prática de atividade física e o consumo de proteínas (principalmente as de origem animal) são muito importantes neste processo. “Atualmente dispomos ainda de colágeno em pó ou em cápsula, que pode ser consumido diariamente, sendo um adjuvante no tratamento e prevenção da flacidez”.

    O desgaste da pele costuma ser acelerado por alguns fatores. A radiação solar e o tabagismo são importantes inimigos, ainda mais quando se fala em flacidez e elasticidade. “Por isso mesmo é de fundamental importância cessar o tabagismo e utilizar filtro solar nos momentos de exposição ao sol”, recomenda a profissional.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes