Pele negra envelhece menos? Quais são os cuidados necessários? Saiba mais!


  • +A
  • -A

A pele negra tem uma série de particularidades, quando comparada a tons mais claros. Existe, por exemplo, uma impressão coletiva de que os negros demoram mais para demonstrar sinais de envelhecimento na aparência. Isso é verdade ou somente mais um mito a ser superado? E quais são os cuidados importantes para manter a sua pele saudável? 

As qualidades da pele negra


“Pessoas negras mostram menos sinais de envelhecimento, pois a
pele negra tem maior produção de melanina, substância que não só dá cor, mas também protege a pele dos efeitos nocivos do sol (lembrando que o sol é um dos fatores externos mais envolvidos no envelhecimento)”, informa a dermatologista Gabriela Itimura.

Além disso, a qualidade de colágeno na pele negra é maior do que nas peles de tons claros, com fibras colágenas mais densas, o que garante à pele mais elasticidade e resistência aos efeitos negativos do envelhecimento (flacidez, rugas e linhas de expressão). 

Pele negra também precisa de cuidados


Por mais que a natureza da pele negra favoreça muitas pessoas no aspecto da juventude, ainda assim é necessário cuidar da pele diariamente. Contar apenas com esse fator e não fazer nada pelo bem-estar da pele pode resultar em problemas,
como surgimento de manchas e até mesmo desenvolvimento de câncer de pele, dependendo do nível de exposição solar.  

“Mesmo para as pessoas negras, orienta-se o uso regular do protetor solar (fator solar mínimo 30). Outros cuidados, como o uso de sérum anti-idade com antioxidantes e de hidratantes faciais, também são essenciais para manter o aspecto jovem da pele”, alerta a dermatologista. A limpeza constante da pele é outro ponto crucial, para evitar oleosidade e abrir os poros, diminuindo, assim, o risco de acne.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Pele negra envelhece menos? Quais são os cuidados necessários? Saiba mais!"

Liliane

Obrigada pelo post. Eu tenho pele negra, estou com 35 anos e graças a Deus nem parece! Adorei saber que realmente temos vantagens a nosso favor mas nem por isso vamos relaxar. Uso diariamente meu Ensolei (virei fã de carteirinha desse produto) para proteger o rosto do sol.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Liliane, agradecemos sua interação. Lembrando que o produto Ensolei participa do Programa Cuidados pela Vida. O cadastro pode ser realizado em nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br, em nossa Central de Atendimento, 0800 777 8432 ou pelo aplicativo Cuidados pela Vida, disponível para IOS e Android.
Após a realização do cadastro, a compra do produto participante poderá ser realizada em qualquer uma das farmácias credenciadas ao Programa, disponíveis em nosso site ou apresentando o CPF que foi cadastrado. Você também pode realizar a compra online do seu medicamento em um dos nossos parceiros de e-commerce (Drogasil, Netfarma, Onofre, Panvel e Raia).

Steney Fortunato de lima

Boa tarde! minha querida aqui na Cidade de Belém-PA, tanto pele negra como as de tons mais claros e branco, acho que as mesmas sofrer,do mesmo jeito, temperatura beira os 32°graus, isso quando coberto por nuvens, mais achei bom sua dica, Ok!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Steney, obrigado pela interação. Fique ligada para ter acesso a mais informações! Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.