Fumar cigarro contribui para a formação de olheiras? Por quê?


  • +A
  • -A

As olheiras são manchas escurecidas, que se ressaltam logo abaixo dos olhos, podendo ser marrons, arroxeadas, ou ainda, acompanhadas de inchaço. Elas são um problema, muitas vezes, provocado pelo cansaço e por noites mal dormidas. Existem, no entanto, outras causas para o surgimento e a piora das olheiras, como o hábito de fumar cigarro.

Cigarro piora as olheiras


“A
má circulação tem relação direta com as olheiras. Os componentes do cigarro diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos, levando à má circulação. Por isso, ele está diretamente ligado à intensificação das olheiras”, afirma o dermatologista Bruno Vargas.

O cigarro também priva a pele de oxigênio e de vários nutrientes, fazendo com que algumas partes do corpo apresentem coloração irregular. “Manchas escuras podem aparecer por todo o rosto, principalmente na região dos olhos, quando as olheiras se formam. Fumar leva ainda à retenção de líquidos e ao inchaço da região dos olhos”, explica o médico.

Como é feito o tratamento das olheiras?


Parar de fumar é a primeira medida a ser tomada para
diminuir a intensidade das olheiras. No entanto, nem sempre abandonar o cigarro será suficiente para o tratamento, já que as olheiras são causadas por vários fatores. A olheira pigmentada, por exemplo, geralmente tem causa genética. Já as falsas são resultado de um afundamento na região, que gera uma sombra logo abaixo dos olhos.

O tratamento, portanto, será baseado no tipo específico de olheira de cada paciente. “Em casos de olheiras vasculares, o tratamento é feito com laser. Já quando se trata das chamadas olheiras falsas, o preenchimento com ácido hialurônico costuma ser indicado. Quadros mais graves, como as abauladas, podem necessitar de intervenção cirúrgica”, informa o profissional.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cigarro
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fumar cigarro contribui para a formação de olheiras? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.