Elastina: saiba mais sobre essa proteína essencial para manter a sua pele jovem


  • +A
  • -A
Imagem do post Elastina: saiba mais sobre essa proteína essencial para manter a sua pele jovem

A presença da elastina no organismo é essencial para a manutenção de uma pele jovem, pois ela confere elasticidade aos tecidos. Em parceria com o colágeno (outra proteína importante para a saúde da pele), as fibras de elastina ajudam a dar firmeza e sustentação à pele, evitando o envelhecimento precoce.

Benefícios da elastina para a pele


“A elastina é a principal proteína das fibras elásticas, presente em nosso organismo na pele, paredes de artérias, pulmões e ligamentos. Ela ajuda a manter a pele jovem pois, ao se juntar com o colágeno, confere à pele elasticidade, tônus e resistência,
evitando, assim, rugas e flacidez”, aponta a dermatologista Alexandra Bononi.

Proteína mais resistente do corpo, a elastina não é encontrada em grandes quantidades no corpo, diferente do colágeno, considerado a proteína mais abundante do organismo. As fibras da elastina são mais finas do que as do colágeno e tendem a ceder à tração, retornando à forma original quando a força é cessada. Daí a sua relação com elasticidade e resistência.

Principais fontes de elastina


Apesar do organismo parar de produzir elastina quando o indivíduo ainda é jovem,
é fundamental buscar a proteína sempre que possível por meio da alimentação, para aproveitar de seus benefícios ao máximo. “Para ‘preservar’ a elastina, deve-se ter uma alimentação rica em ômega 3, antioxidantes, vitamina C, polifenóis (ex: uvas), vegetais verdes (ex: brócolis e couve), frutas cítricas e ovos”, afirma Alexandra.

Tanto a elastina quanto o colágeno não podem ser absorvidos diretamente pela pele, então não existem cremes de elastina, por exemplo. Porém, é possível encontrar produtos que podem ser passados no corpo para estimular a síntese da proteína. “O uso tópico de ácido retinóico e derivados da vitamina A ajudam a aumentar a síntese de elastina”, afirma a dermatologista.

Dra. Alexandra Bononi é dermatologista formada em medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu) e atua em São Paulo. CRM-SP: 97012

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Elastina: saiba mais sobre essa proteína essencial para manter a sua pele jovem"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.