Elastina: saiba mais sobre essa proteína essencial para manter a sua pele jovem


  • +A
  • -A

A presença da elastina no organismo é essencial para a manutenção de uma pele jovem, pois ela confere elasticidade aos tecidos. Em parceria com o colágeno (outra proteína importante para a saúde da pele), as fibras de elastina ajudam a dar firmeza e sustentação à pele, evitando o envelhecimento precoce.

Benefícios da elastina para a pele


“A elastina é a principal proteína das fibras elásticas, presente em nosso organismo na pele, paredes de artérias, pulmões e ligamentos. Ela ajuda a manter a pele jovem pois, ao se juntar com o colágeno, confere à pele elasticidade, tônus e resistência,
evitando, assim, rugas e flacidez”, aponta a dermatologista Alexandra Bononi.

Proteína mais resistente do corpo, a elastina não é encontrada em grandes quantidades no corpo, diferente do colágeno, considerado a proteína mais abundante do organismo. As fibras da elastina são mais finas do que as do colágeno e tendem a ceder à tração, retornando à forma original quando a força é cessada. Daí a sua relação com elasticidade e resistência.

Principais fontes de elastina


Apesar do organismo parar de produzir elastina quando o indivíduo ainda é jovem,
é fundamental buscar a proteína sempre que possível por meio da alimentação, para aproveitar de seus benefícios ao máximo. “Para ‘preservar’ a elastina, deve-se ter uma alimentação rica em ômega 3, antioxidantes, vitamina C, polifenóis (ex: uvas), vegetais verdes (ex: brócolis e couve), frutas cítricas e ovos”, afirma Alexandra.

Tanto a elastina quanto o colágeno não podem ser absorvidos diretamente pela pele, então não existem cremes de elastina, por exemplo. Porém, é possível encontrar produtos que podem ser passados no corpo para estimular a síntese da proteína. “O uso tópico de ácido retinóico e derivados da vitamina A ajudam a aumentar a síntese de elastina”, afirma a dermatologista.

Dra. Alexandra Bononi é dermatologista formada em medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu) e atua em São Paulo. CRM-SP: 97012

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Elastina: saiba mais sobre essa proteína essencial para manter a sua pele jovem"

Lucia Helena

Existe elastina produzida em laboratório para tomar.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.