Proteção solar: qual é o melhor FPS para cada tipo de pele?


  • +A
  • -A
Imagem do post Proteção solar: qual é o melhor FPS para cada tipo de pele?

O filtro solar se tornou um item indispensável na rotina de cuidados com a pele, pois os diversos efeitos nocivos do sol não são mais novidade para ninguém. Para proteger a epiderme de manchas, acne, melasma e o temido câncer, é imprescindível usar o produto diariamente. De acordo com o dermatologista Alan Ost, cada tipo de pele tem um fator de proteção solar ideal. “As claras devem apostar no FPS maior que o das escuras, pois estas já possuem uma barreira protetora natural”, adianta o especialista.

 

Dermatologista explica o que é FPS e como escolher de acordo com o seu tom de pele

 

De acordocom o médico, a sigla FPS, que significa Fator de Proteção Solar, indica o tempo que a pessoa pode ficar exposta ao sol sem causar vermelhidão na pele. “Um protetor com FPS 30, por exemplo, protege a pele 30 vezes mais do que se ela estivesse sem nenhum produto”, explica, indicando o melhor fator para cada tom.

 

  • Pele clara: é uma tonalidade que, comumente, fica vermelha após a exposição solar, por isso, o fator de proteção deve ser, no mínimo, 30 no dia a dia e acima de 60 durante o banho de sol;

 

  • Pele morena: tom que bronzeia com facilidade, mas pode, ainda, apresentar vermelhidão. Por isso, investir no FPS de, no mínimo 20 para o dia a dia e 50 para exposição ao sol;

 

  • Pele negra: é uma tonalidade que já apresenta um FPS natural, mas que também pode sofrer com queimaduras, mesmo que elas não sejam tão aparentes. Por isso, protetor de 15 no dia a dia e acima de 30 para dias de sol.

 

Horário ideal de exposição solar e reaplicação do protetor

 

Apesar de haver um FPS ideal para cada tom de pele, Dr. Alan recomenda respeitar os horários de exposição ao sol. “Até às 10h e após às 16h, sempre. Caso queira passar o dia na praia, prefira ficar em locais com sombra, usar chapéu e óculos escuros, evitando se expor totalmente nesse período”, indica, destacando que reaplicar o produto é necessário a cada 2h. “Além disso, se você mergulhar na água do mar ou piscina, reaplique o filtro. Repita o processo e você terá um bronzeado bonito e livre de manchas e perigos à saúde”, finaliza.

 

Dr. Alan Ost é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM: 152844

 

TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Proteção solar: qual é o melhor FPS para cada tipo de pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.