O FPS 30 é considerado o mínimo necessário para a proteção dos efeitos negativos do sol?


  • +A
  • -A
Imagem do post O FPS 30 é considerado o mínimo necessário para a proteção dos efeitos negativos do sol?

Ir à praia e levar o protetor solar é um cuidado obrigatório para cuidarmos da saúde da pele. Mas há muitos questionamentos a respeito de qual filtro é o mais adequado para ser utilizado quando estamos expostos ao sol. Existe um valor mínimo de FPS nos protetores solares? A escolha depende de pessoa para pessoa? A dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes tira as dúvidas a respeito do assunto.

O que é FPS? Qual é o mínimo necessário para ser aplicado?

FPS significa fator de proteção solar e é uma medida utilizada para indicar a efetividade do filtro solar. Quanto mais alto o valor do FPS, maior proteção a pessoa terá contra os raios ultravioleta, os que causam as queimaduras do sol nas nossas peles. Existem fatores variados, como de 15 a 60, e a dúvida às vezes é qual comprar. Qual é o ideal? “Segundo o consenso de fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o fator de proteção solar mínimo recomendado é de 30”, diz Ana Carolina.

Maior FPS para peles claras

Se o fator de proteção solar mínimo é 30, qualquer pessoa pode se expôr ao sol despreocupada e com segurança fazendo uso deste valor ao aplicar o filtro? Não. Fatores superiores a 30 são orientados em diversos casos, como aponta a dermatologista: “Nós recomendamos fatores mais elevados nos casos de peles mais sensíveis ao sol (pele mais clara), durante a prática de esportes ao ar livre, para quem tem histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, pessoas em tratamentos estéticos, no caso de algumas doenças de pele que pioram com a exposição solar e em pessoas que se expõem ao sol com maior frequência por motivos profissionais ou de lazer.”

Em todos estes casos listados acima pela Dra. Ana Carolina, para que se evite os danos do sol, também é preciso que façamos a nossa parte de forma responsável. O filtro solar tem de ser aplicado de duas em duas horas para ser efetivo e devemos nos preservar da exposição solar próximo ao meio-dia.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O FPS 30 é considerado o mínimo necessário para a proteção dos efeitos negativos do sol?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.