Mexer na pele descascando após queimaduras solares faz mal?


  • +A
  • -A
Imagem do post Mexer na pele descascando após queimaduras solares faz mal?

Para quem gosta de curtir o lazer em atividades ao ar livre, o verão é um prato cheio. Parques e, claro, praias e piscinas se tornam muito convidativos para aliviar o calor e até pegar um bronzeado. No entanto, a exposição ao sol também traz riscos à saúde da pele e por isso mesmo é importante tomar alguns cuidados.

 

Esfoliação suave, hidratação e fotoproteção ajudam a tratar da pele descascada

 

A aplicação do filtro solar é o principal meio de se proteger da ação dos raios solares e isso todo mundo sabe, certo? Talvez sim, mas de todo modo muita gente ainda teima em não levar a recomendação a sério. Acabam passando o dia todo sob o sol quente e só aprendem depois, quando a pele fica vermelha, ardida e, eventualmente, começa a descamar.

Segundo o dermatologista Amilton Macedo, quando a pele começa a descascar é melhor não mexer nela. O ideal é deixar que ela se recupere naturalmente. Porém, ele recomenda algumas ações não forçadas que ajudam a acelerar este processo. “Quando a pele está em processo de descamação, devemos esfoliar suavemente e, logo depois, hidratar bastante, além de aplicar o fotoprotetor, devido ao risco de manchas”.

 

Mesmo com filtro solar no corpo é necessário evitar ficar muitas horas sob o sol

 

Para os que não estão com a pele descascando e ainda pretendem curtir muito os dias de sol neste verão sem riscos à saúde da pele, o médico dá algumas dicas que diminuem bastante as chances de ter que lidar com o inconveniente. “Se você passar o filtro solar adequado para o seu tipo de pele e realizar as reaplicações necessárias, ou seja, a cada duas horas, diminui muito o risco de queimadura e descamação da pele”.

Amilton atenta ainda para a importância de não se garantir apenas no filtro solar, pois dependendo da intensidade do sol e do tempo de exposição, até mesmo uma pele protegida pode correr riscos. “É fundamental lembrar que o excesso de sol, mesmo na pele protegida, é responsável pelo envelhecimento precoce, além do aparecimento de câncer de pele. Portanto, mesmo tendo passado o filtro solar, evite ficar muitas horas sob o sol”, conclui.

 

Dr. Amilton Macedo é médico dermatologista com prática em oxidologia. CRM-SP: 80686 – http://www.amiltonmacedo.com.br/

 

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mexer na pele descascando após queimaduras solares faz mal?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.