Esqueceu o protetor solar? Confira um passo a passo do que fazer para ajudar na recuperação da pele


  • +A
  • -A
Imagem do post Esqueceu o protetor solar? Confira um passo a passo do que fazer para ajudar na recuperação da pele

Céu azul, tempo limpo, temperatura agradável e aquele solzão. Circunstância ótima para ir à praia, fazer um programa de lazer ou realizar exercícios físicos. Mas se, ao chegar no local escolhido para a atividade, você se dá conta de que esqueceu algo essencial como o protetor solar? Chato, não?

Pois é. Só que mesmo assim você não deixou de aproveitar esta bela oportunidade e, como uma consequência natural, acabou ficando com a pele queimada. Separamos algumas dicas para serem seguidas quando formos pegos de surpresa e não prejudicarmos ainda mais o maior órgão do corpo humano.

Esqueci o protetor. O que fazer?

Nos casos de esquecimento do protetor solar, a solução para não se sair prejudicado pelos raios ultravioletas é fazer o possível para amenizar o contato direto com o sol, como o uso de roupas e acessórios: “Neste caso, recomenda-se o uso de roupas, chapéu e óculos escuros. Procurar local com sombra e não se expor diretamente ao sol por período muito prolongado”, indica a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.

Outra dica importante nesta situação é evitar a exposição ao sol nas horas próximas ao meio-dia, quando a radiação ultravioleta é muito forte.

Me queimei. E agora?

Quando não conseguimos evitar as queimaduras e ficamos com a pele irritada, quente e avermelhada, é preciso saber o que fazer para não piorar ainda mais o quadro e tentar aliviar o problema: “No caso de queimadura solar leve devemos evitar banhos mornos, aplicar hidratantes e calmantes para a pele e não se expor ao sol novamente. Em casos mais graves deve-se procurar atendimento médico”, recomenda a dermatologista. Cremes hidratantes com agentes suavizantes, como a arnica, consagrada por sua ação anti-inflamatória, auxiliam no alívio do desconforto da pele.

Sol pode ser perigoso

Não devemos “brincar” com a exposição solar sem a devida proteção, é um assunto sério e que pode provocar doença séria e fatal. A Dra. Ana Carolina alerta para as consequências: “Os efeitos da radiação solar sobre a pele podem ser mais agudos, quando ocorre a vermelhidão e a queimadura solar, e mais tardios como nos casos de manchas na pele, fotoenvelhecimento e o câncer de pele”.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Esqueceu o protetor solar? Confira um passo a passo do que fazer para ajudar na recuperação da pele"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.