Quais os principais cuidados para evitar sofrer com unhas frágeis?

  • +A
  • -A

O quadro de unhas frágeis (síndrome das unhas frágeis) pode se manifestar pela influência de alguns fatores. Portanto, a melhor forma de evitar o problema é tomar os cuidados necessários para anular tais fatores. Falta de hidratação das unhas, higienização inadequada ou insuficiente e manter as unhas muito longas são alguns exemplos desses fatores de risco. 

Principais dicas para evitar sofrer com unhas frágeis


“Algumas dicas ajudam a prevenir o
desenvolvimento de unhas frágeis. Por exemplo, não é indicado deixar as unhas debaixo d’água por muito tempo. Outro cuidado comumente sugerido é usar luvas quando for utilizar material de limpeza ou lavar a louça”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque. Vale ressaltar que as substâncias químicas abrasivas dos produtos de limpeza comprometem a integridade das unhas.  

Ainda segundo a especialista, outra dica importante é manter as unhas sempre curtas, em especial naqueles indivíduos que traumatizam continuamente as unhas. O hábito de digitar por longas horas no teclado é um exemplo relevante para a ocorrência de trauma ungueal. “Em caso de infecção fúngica, sugere-se procurar um dermatologista para iniciar o tratamento adequado”, complementa a médica.

Tratamento com biotina é diferencial


Quando
se fala em saúde das unhas, pele e cabelo, um dos nutrientes mais importantes é a biotina, também chamada de vitamina B7 ou vitamina H. Essa substância pode ser adquirida via alimentação e também por meio de medicamentos específicos para fortalecer unhas fragilizadas. Na dieta, pode ser consumido junto do amendoim, cogumelos, ovos cozidos, farinha de trigo, cereais integrais, dentre outros.

Quanto ao tratamento medicamentoso, é importante que o paciente mantenha o uso do remédio de forma correta e regular, até que os sinais de melhora se façam presentes. A duração do procedimento, portanto, varia de pessoa para pessoa, até porque depende do nível do acometimento da unha. “Quando o paciente percebe diminuição da descamação e estrias e melhora do brilho e espessura da unha, é sinal que o tratamento atingiu seu objetivo”, conclui a dermatologista. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais os principais cuidados para evitar sofrer com unhas frágeis?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.