Quais são as principais causas da pele flácida?

  • +A
  • -A

Com o passar dos anos, a pele começa a perder elasticidade e firmeza. Essa situação acaba incomodando muitas pessoas, que passam a buscar soluções para a perda dessas características em tratamentos estéticos. De acordo com a dermatologista Elizabeth Senra, o principal fator por trás da pele flácida é o envelhecimento do corpo. Entenda!

Exposição ao sol sem proteção pode deixar a pele flácida

 

“Resumidamente, nossa pele envelhece devido a dois mecanismos: o envelhecimento intrínseco, que é o constitucional de cada indivíduo e dificilmente conseguimos mudar, e o extrínseco, que depende das influências do meio ambiente em que o indivíduo esteve sob efeito durante toda a vida”, informa a médica. 

“Esse envelhecimento é refletido na pele de várias maneiras, como manchas senis e a elastase solar, que nada mais seria que o dano na fibra de colágeno e elástica”, completa a especialista. São os danos provocados nas fibras de colágeno e nas fibras elásticas que deixam, pouco a pouco, a pele flácida. 

O envelhecimento extrínseco é causado e acelerado por vários fatores agrupados em um conjunto chamado expossoma. É o caso, por exemplo, da radiação solar, da poluição, do estresse, da má alimentação e do tabagismo, que causam também rugas e manchas. 

Veja como evitar a pele flácida


Para prevenir a flacidez da pele ou pelo menos reduzir os efeitos do envelhecimento da pele, é preciso evitar os diversos fatores que agem sobre o órgão. “Sabemos que, se mudarmos nossos hábitos de vida para hábitos saudáveis, conseguimos diminuir a flacidez precoce da pele”, afirma Dra. Elizabeth. 

Para ela, dermatologicamente falando, isso significa “fazer a exposição solar apenas para a conversão da vitamina D, um mineral essencial para pele, cabelo e unha. Além disso, usar protetores solares e cremes com antioxidantes tópicos, que diminuem o dano causado pelos radicais livres, e ajudar com antioxidantes orais para aumentar o sistema de defesa da pele e de correção dos danos”. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elizabeth Senra

Dra. Elizabeth Senra

Dermatologia

CRM: 114229 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as principais causas da pele flácida?"

Yara Alonso

Infelizmente estou com muita flacidez braço e pernas.Não estou repondo Colágeno e como já estou na menopausa não sei qual seria a reposição.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Yara. Há alguns fatores que estão ligados a diminuição da produção do colágeno pelo nosso corpo, o tabagismo e a exposição prolongada ao sol são um deles, além disso, “acredita-se que o corpo perde em torno de 1% do colágeno a partir dos 30 anos e, após os 50, acredita-se que sua produção gira em torno de 35% a 40% do total”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli. Parte da culpa está nos hormônios sexuais, como explica o médico: “A produção dos hormônios sexuais diminui e isso reduz a produção das células que sintetizam o colágeno”. Sugiro que leia esta matéria https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/vitamina-c-sintese-colageno, ela explica sobre a importância da vitamina C na produção e qualidade do colágeno. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.