Pele jovem: quais são os cuidados a serem tomados a partir dos 20 anos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Pele jovem: quais são os cuidados a serem tomados a partir dos 20 anos?

 

Por volta dos 20 anos de idade, a pele ainda não apresenta, de forma geral, muitos sinais de envelhecimento ou da ação dos raios solares. Mesmo assim, de acordo com o dermatologista Tiago Silveira, como o envelhecimento é um processo que se inicia já a partir do nascimento, é importante começar a ter certos com cuidados com a pele desde cedo e mantê-los com o passar dos anos.

Alimentação ajuda a prevenir envelhecimento precoce


O primeiro passo para que a pele continue saudável e bonita a partir dos 20 anos é adotar uma
alimentação balanceada. “Como tudo que envolve nossa saúde, é importante ter uma boa alimentação, rica em vitaminas e proteínas e com baixo teor de açúcares, que contribuem para o envelhecimento”, afirma o médico. Segundo o profissional, o açúcar é responsável pelo processo de glicação, que reduz a quantidade de colágeno da pele.

Nesta faixa etária, são comuns os casos de pacientes que apresentam distúrbios que envolvem oleosidade, cravos e espinhas. “Para eles, é importante a limpeza adequada da pele com sabonetes antioleosidade (adstringentes) e o uso de produtos leves, que não obstruam os poros”, recomenda o especialista. Já nas situações mais graves, será necessário um tratamento mais profundo, com medicações orais.

Hidratação é necessária para manter a pele firme e bonita


Para as pessoas que têm a pele ressecada e sensibilizada, a melhor dica é investir em uma hidratação adequada, que pode ser feita com hidratantes de textura suave, como é o caso dos cosméticos não comedogênicos, que não provocam o surgimento de cravos e espinhas. No entanto, mesmo quem não tem a pele seca deve procurar beber bastante água, já que são muitos os benefícios, tanto para a saúde da pele quanto do corpo todo.

Dr. Tiago aconselha também a adotar algumas medidas para combater os radicais livres que se formam na pele. “Esses radicais livres degradam nosso colágeno e contribuem para o envelhecimento. Nessa faixa etária, recomendo sempre um antioxidante, ou seja, vitaminas e derivados vegetais capazes de combatê-los. Indico também, em alguns casos, um renovador celular, que traz poros mais fechados, pele renovada, luminosa e de cor homogênea”, destaca o dermatologista.

Dr. Tiago Silveira Lima é dermatologista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 52-86397-1  –  http://www.tiagosilveira.med.br

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Pele jovem: quais são os cuidados a serem tomados a partir dos 20 anos?"

Janaina

Muito legal essas informações sobre os cuidados para a pele.

Cuidados Pela Vida

Olá Janaina, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Caroline

Bacana estas dicas. Me incomoda muito os poros, vou conversar com minha dermato sobre isso na próxima consulta.

Márcia Marchesi

Gostaria recomendações de produtos que o especialista passou.Obrigada pelas dicas.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.