O que é o retinol?


  • +A
  • -A

O retinol é um ativo derivado da vitamina A e conhecido por ajudar a manter a pele mais jovem. Sua aplicação na pele estimula a renovação celular, a produção de colágeno e ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão.

“O retinol é uma molécula que se destaca por diversos motivos. Ele possui direta relação com a produção de colágeno e impede o transporte e produção do pigmento que escurece a pele, por exemplo. Para quem quer evitar os efeitos do envelhecimento, o uso de produtos com retinol é a melhor opção”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Cuidados com a aplicação do retinol


Para que a aplicação do retinol seja completamente segura e eficaz, é importante tomar alguns cuidados com a pele antes. Os principais são
passar filtro solar e hidratar bem a pele. Essas medidas permitem que o efeito do retinol se manifeste em sua plenitude e o potencializam, pois a hidratação e a proteção adequada ao sol também atuam no combate ao envelhecimento precoce da pele.  

Principais fontes de retinol


Como o retinol deriva da vitamina A,
as fontes do ativo na alimentação são as mesmas da vitamina. As principais são: fígado, gema de ovo e óleos de peixes. “Cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina, porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em vitamina A”.

Para um efeito ainda melhor, você também pode procurar por dermocosméticos que contenham retinol em sua formulação. Converse com seu dermatologista, ele vai te indicar o melhor caminho para o cuidado com a sua pele.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4

Foto: Shutterstock

Para um efeito ainda melhor, você também pode procurar por dermocosméticos

 

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é o retinol?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.