Mito ou verdade: O movimento da musculatura do rosto é um fator para o aparecimento de rugas?

  • +A
  • -A

O envelhecimento da pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é causado tanto pela genética e por mudanças hormonais quanto pela falta de exercícios físicos e alimentação ruim. Outra causa importante são os movimentos da musculatura do rosto feitos ao longo da vida, que facilitam o aparecimento de rugas. 

Expressões faciais podem causar o aparecimento de rugas 


“As
rugas dinâmicas são aquelas que aparecem quando contraímos os músculos da face, como ao sorrir ou ao franzir a testa. Com o tempo e o processo de envelhecimento, essas rugas podem tornar-se estáticas, ou seja, ficam ‘marcadas’ na pele”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. Ela cita como exemplo os pés de galinha na região ao redor dos olhos

De acordo com a médica, algumas pessoas utilizam muita força muscular e contraem os músculos da face com mais frequência, o que contribui ainda mais para o aparecimento de rugas. Outro exemplo dessas linhas de expressões é conhecido como código de barras, localizado ao redor da boca. 

É possível prevenir e tratar as rugas?


A exposição solar sem proteção, o hábito de fumar,
o estresse e a poluição influenciam o aparecimento das rugas e devem ser evitados na medida do possível. Dedicar-se à ginástica facial também é importante: são movimentos faciais que fortalecem e vascularizam os músculos da região, reduzindo o impacto do envelhecimento. 

O uso de produtos tópicos antirrugas, com ativos como o ácido hialurônico, capaz de hidratar a pele, é importante para combater os efeitos do envelhecimento. A presença de silício orgânico em alguns deles torna os efeitos ainda mais visíveis, ajudando a suavizar as rugas.  Outros procedimentos, como a aplicação de botox, também podem ser recomendados pelo dermatologista. “A toxina botulínica diminui a contração dos músculos da mímica facial em locais específicos, prevenindo que as rugas se formem. No caso das estáticas, a toxina pode suavizar seu aspecto”, completa a especialista. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mito ou verdade: O movimento da musculatura do rosto é um fator para o aparecimento de rugas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.