Fumar cigarro contribui para o envelhecimento facial?


  • +A
  • -A

O hábito de fumar está associado a diversos problemas de saúde, sendo um deles o envelhecimento precoce da pele do rosto. A nicotina presente no cigarro atrapalha a ação do colágeno e da elastina, principais substâncias que garantem firmeza à pele.

“O envelhecimento facial pelo fumo ocorre com a ação da nicotina quando depositada nas camadas mais superficiais da pele. Ela gera prejuízo na circulação em pequenos e médios vasos”, informa o dermatologista Murilo Drummond. Com a diminuição do fluxo sanguíneo na pele do rosto, os nutrientes e o oxigênio chegam com menor frequência à região, o que explica efeitos negativos como a flacidez.

Efeitos do cigarro na pele e em todo o organismo


O efeito do cigarro na pele se reflete ainda ao redor dos olhos (olheiras profundas) e na coloração, que fica amarelo-acinzentada, um aspecto opaco.  A pele flácida e envelhecida também destaca o formato dos ossos no rosto, deixando-os mais visíveis. “Também deve ser citada a precipitação das rugas acima dos lábios, que ocorrem pelo fato de haver constante contração da face no ato de fumar. Essas rugas são comumente chamadas de ‘códigos de barra’”, completa o dermatologista.

O tabagismo também estimula o aumento dos radicais livres, estruturas oxidantes que contribuem para o envelhecimento celular precoce e diversos outros problemas por todo o organismo. Por conta disso, é interessante, além de abandonar o cigarro, apostar no consumo de nutrientes antioxidantes, como a vitamina E.

Outras causas do envelhecimento facial


Além do cigarro, outros fatores também
contribuem para o envelhecimento facial, tais como estresse, exposição solar sem filtro adequado, ambientes fechados e empoeirados e exercícios físicos exagerados. “Atuar nessas causas ajuda a controlar o envelhecimento. Ou seja, deve-se usar filtro solar; manter a higiene da pele adequada com loções de limpeza, tônicas e cremes indicados para cada tipo de pele; e levar uma vida saudável, em geral”, completa Drummond. Vale destacar que, na hora de buscar um creme com ação hidratante, é importante buscar opções com ativos como retinol, vitamina C, entre outros. 

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. CRM-RJ: 52.33705-1 – drmurilodrummond.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
cigarro
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fumar cigarro contribui para o envelhecimento facial?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.