Os efeitos da exposição solar desprotegida são mais graves em uma pele sensível?


  • +A
  • -A

Se por um lado, a exposição à luz do sol ajuda o corpo a produzir a vitamina D, um nutriente essencial para a saúde óssea, por outro, o contato com a radiação solar não pode ser exagerado, especialmente quando a pele está desprotegida. As consequências da exposição solar podem ser graves, principalmente para pessoas com pele sensível.

Exposição solar pode causar manchas e bolhas em pele sensível


Os efeitos da radiação solar podem ser divididos entre imediatos e de longo prazo. “O efeito imediato é o surgimento de queimaduras (vermelhidão) e até bolhas, além de bronzeamento da pele nas pessoas mais morenas”, afirma o dermatologista Tiago Silveira Lima. Ardência e coceira também são comuns e, depois de alguns dias, a pele sensível poderá descascar.

Já no longo prazo, podem surgir manchas na pele sensível, assim como outros sinais de envelhecimento, como rugas, sulcos marcados, ausência de viço e aparência mais opaca. De acordo com o especialista, a exposição solar desprotegida também pode provocar tumores benignos de pele e até câncer de pele.

Filtro solar ajuda a proteger pele sensível de danos do sol


Para evitar prejuízos à pele sensível, é preciso mantê-la sempre protegida e bem cuidada. “Podemos lançar mão de
proteção física do vestuário e guarda-sol. É interessante que o tecido tenha alta proteção solar, o que é chamado de FPU nas etiquetas. No Brasil, já existem várias lojas especializadas que vendem roupas deste tipo”, diz o profissional.

O uso do filtro solar também é indispensável para pessoas com pele sensível. Além disso, ao ir à rua ou tomar banho de piscina ou de mar, é importante evitar o contato com a luz solar nos horários de radiação mais forte, entre as 10 e 16 horas.

Dr. Tiago Silveira Lima é dermatologista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 52-86397-1 – http://www.tiagosilveira.med.br

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os efeitos da exposição solar desprotegida são mais graves em uma pele sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.