Dezembro laranja: as manchas merecem atenção para o câncer de pele


  • +A
  • -A

Fim de ano é época de se preparar para as festas de Natal e Ano Novo e para o verão, mas também é quando acontece a campanha Dezembro Laranja, cujo objetivo é alertar a população brasileira a respeito dos perigos e da necessidade de se prevenir contra o câncer de pele. Este é o tipo de câncer mais comum no país: segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são cerca de 180 mil novos casos a cada ano.

Pintas que mudam de cor são sinal de câncer de pele


Para detectar o câncer de pele precocemente, é importante ficar de olho em mudanças no próprio corpo. “Prestar atenção nas características das pintas, sendo que alterações como mudança de coloração, bordas irregulares, sangramento e coceira são sinais de alerta”, afirma o dermatologista Bruno Vargas Aniceto. A formação de crostas com vazamento de líquidos também é uma característica da doença.

O câncer de pele se manifesta ainda por meio de feridas que não cicatrizam ou de manchas nas cores rosa, preto e castanho e que aumentam de tamanho. De acordo com o especialista, surgem com maior frequência no pescoço, ombros, costas, face, orelhas e couro cabeludo. Na dúvida, não deixe de procurar um médico para uma avaliação.

Conheça os tipos de câncer de pele


“Existem dois tipos de câncer de pele. O tipo não melanoma, normalmente, não leva ao óbito e é o tipo mais comum. Geralmente, ocorre em áreas expostas e medidas de proteção solar, como o
uso de filtro solar, são as mais eficazes na prevenção”, afirma o dermatologista. Além disso, o tratamento costuma ser menos intenso, feito com radioterapia ou cirurgia.

Já o tipo melanoma pode levar a morte e o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja eficaz. Este tipo não se desenvolve necessariamente em áreas expostas aos sol e a melhor maneira de se prevenir é fazer o exame periódico das pintas, chamadas na literatura médica de nevos melanocíticos.

Dr. Bruno Vargas Aniceto é dermatologista, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG 38959

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dezembro laranja: as manchas merecem atenção para o câncer de pele"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.