Veja dicas de aplicação e remoção da maquiagem para uma pele saudável e bonita


  • +A
  • -A
Imagem do post Veja dicas de aplicação e remoção da maquiagem para uma pele saudável e bonita

A maquiagem é uma realidade quase que rotineira para muitas pessoas, seja para um simples passeio ou para o trabalho. Como trata-se de uma atividade tão presente, você já se perguntou se realiza ela da forma correta? Saiba algumas dicas para manter a pele saudável e não prejudicá-la.

Aplicação e remoção

Para começar, é importante estar ciente que existem vários produtos de maquiagem para diferentes tipos de pele. Adquira o cosmético adequado e dê início à aplicação, que deve seguir algumas orientações: “Ela deve ser de forma suave e seguindo um sentido, de dentro para fora e em linhas paralelas, por exemplo”, aconselha o dermatologista Murilo Drummond.

Outra etapa que também deve ser realizada com atenção é a remoção da maquiagem. O Dr. Murilo recomenda que seja evitado o uso de esponjas ásperas ou gaze e dar prioridade ao algodão para não correr risco de um trauma desnecessário na epiderme, gerando manchas e cicatrizes. “Devemos sempre lembrar de retirar a maquiagem com um demaquilante adequado ou mesmo lavando o rosto”, destaca a dermatologista Ana Carolina Fernandes.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta as pessoas a não dormirem com as maquiagens por pura preguiça. Os resíduos dos produtos na pele levam ao entupimento dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, e contribui para o envelhecimento precoce.

Atenção para validade e qualidade dos produtos

Não esqueça, jamais, a data de validade dos itens que você tem em casa ou na bolsa. Caso você continue aplicando uma maquiagem vencida, elas podem vir a estar contaminadas com bactérias e fungos. Até mesmo o vírus do herpes pode ser transmitido se os produtos forem compartilhados com alguém que tenha a doença.

Algumas maquiagens também podem ser agressivas para pele e devem ser esquecidas. “Sempre use marcas de ponta, vendidas nas lojas de confiança”, recomenda Drummond.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. CRM-RJ 52.33705-1 – http://www.drmurilodrummond.com.br/

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista, formada pela UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

 

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Veja dicas de aplicação e remoção da maquiagem para uma pele saudável e bonita"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.