O uso do álcool em gel pode contribuir para o ressecamento das mãos?

  • +A
  • -A

No atual momento de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus, os cuidados de higiene das mãos precisam ser redobrados, triplicados. Por mais que isso seja fundamental, a limpeza excessiva prejudica a pele, inclusive quando se usa álcool gel. Por isso, é importante aplicar este produto para higienizar as mãos somente quando for a única alternativa. 

Álcool gel e ressecamento das mãos


“O
álcool gel causa uma desidratação da pele. Sendo assim, o ideal é usarmos ele em situações que não podemos lavar as mãos com água e sabão, como por exemplo na rua e no mercado. Devemos, sempre que possível, dar preferência à limpeza das mãos com água e sabonete quando estivermos em casa”, afirma a dermatologista Cinthya Basaglia.

Segundo a especialista, como no atual momento não podemos simplesmente lavar menos as mãos, é importante compensar isso com muita hidratação local, todos os dias. “Caprichar na hidratação das mãos é essencial para amenizar o ressecamento nesse momento específico que todos estamos vivendo”, orienta a profissional.

Principais funções dos cosméticos hidratantes


Vale destacar a importância de garantir o produto hidratante ideal para você, de acordo com as características específicas da sua pele. Àqueles que não contam com isso ainda, é indicado procurar um médico dermatologista de confiança para que este indique a opção mais adequada e eficiente, capaz de render os melhores resultados possíveis.

Dentre as opções disponíveis no mercado, vale dar preferência àquelas que oferecem não apenas hidratação, mas também outras funções, tais como calmante, de restauração e fortalecimento da pele. É comum alguns cosméticos hidratantes contarem ainda com proteção solar, controle de oleosidade e prevenção contra fotoenvelhecimento.     

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
hidratacao
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso do álcool em gel pode contribuir para o ressecamento das mãos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.