A exposição excessiva ao sol em dias nublados também contribui para manchas na pele?


  • +A
  • -A
Imagem do post A exposição excessiva ao sol em dias nublados também contribui para manchas na pele?

Por mais que os efeitos negativos do sol sejam mais intensos em dias abertos e ensolarados, a exposição no clima nublado também traz riscos, inclusive de manchas na pele. “Em dias nublados, o sol aumenta as manchas tanto claras quantos escuras de nossa pele”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.

De acordo com a médica, quando o tempo está nublado a proteção contra os raios solares deve ser mantida, por mais que nesses dias eles atuem de maneira mais amena em comparação com o clima ensolarado. “Normalmente há menor incidência de raios solares nos dias nublados, mas isto não quer dizer que não há necessidade de se proteger”, explica.

 

Raios UVA conseguem ultrapassar as nuvens nos dias nublados

 


O fato do sol ficar “escondido” nos dias nublados não impede que seus raios ultrapassem essa barreira, pois as nuvens não bloqueiam os raios UVA e UVB. Esses raios são os responsáveis pelo bronzeamento, mas a exposição excessiva e desprotegida acaba
provocando o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce.

Para os dias nublados, a dermatologista recomenda as mesmas medidas de proteção solar dos dias de sol forte: “Aplique seu filtro 30 minutos antes da exposição; procure caminhar ou permanecer nas áreas com sombras (guarda sol, barracas, árvores e locais cobertos); use óculos de sol e acessórios para cabeça, como bonés, viseiras e chapéus; e use roupas com proteção aos raios ultravioleta quando a exposição ao sol for maior”.

 

Outros problemas de pele provocados pela exposição desprotegida ao sol

 


Além das manchas,
podem surgir ainda outros problemas de pele com a exposição ao sol sem proteção adequada. “O aspecto bronzeado pode nos dar a falsa sensação de saúde, mas, na verdade, a pele pode ficar mais vermelha, inchada e fina, além de sofrer ainda com o aumento da proliferação de vasos sanguíneos, acentuação de rugas e flacidez, quando a exposição é feita de forma repetida e sem proteção. Ou seja, pode sofrer um envelhecimento precoce”, completa a especialista.

 

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A exposição excessiva ao sol em dias nublados também contribui para manchas na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.