Qual é a importância do silício orgânico para ter uma pele mais jovem?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Juliana Fonte
- +A
- -A
Manter a pele jovem e saudável por mais tempo é o desejo de muitas pessoas que não medem esforços para deixá-la bem cuidada. Uma substância que nem todo mundo conhece e que pode ajudar nessa tarefa é o silício orgânico, um mineral que faz parte da composição das células da pele e que pode ser consumido por meio da alimentação. Ele faz parte da estrutura do colágeno, da elastina, das glicoproteínas e dos proteoglicanos, substâncias encontradas nas células da pele.
“O silício orgânico atua na regeneração celular, no estímulo à síntese das fibras de sustentação que ajudam a manter a firmeza da pele e também na reposição dos minerais perdidos pelos ossos, para que se mantenham fortes”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.
A diminuição da quantidade de silício orgânico disponível deixa a pele, as unhas e os cabelos mais finos e frágeis. Com o processo de envelhecimento, o corpo pode perder cerca de 80% desse rejuvenescedor natural. “Com a reposição, podemos recuperar cerca de 40% do silício orgânico perdido, melhorando a firmeza e a luminosidade da pele, suavizando linhas de expressão, deixando cabelos e unhas fortes e brilhantes”, aponta a médica.
Silício orgânico é encontrado na laranja, na banana e em peixes
O silício orgânico pode ser encontrado em alimentos. “Alguns alimentos que têm silício orgânico são maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, cenoura, cebola, pepino, abóbora e cereais, como arroz, milho, aveia, cevada e soja”, cita Juliana. Peixes, farelo de trigo, água com gás, amendoim e amêndoas também apresentam quantidades consideráveis do mineral.
Associado ao silício orgânico, existem outras medidas que ajudam a preservar a pele dos efeitos do envelhecimento. É importante manter uma dieta balanceada, evitar tabagismo e consumo de álcool, dormir cerca de oito horas por noite, evitar estresse e, claro, cuidar diretamente da pele: mantê-la hidratada, não dormir com maquiagem, higienizá-la adequadamente e usar cremes antienvelhecimento.
Produtos para pele com silício orgânico
Além da alimentação, existem no mercado alguns produtos dermocosméticos, como cremes para uso tópico, com o silício orgânico em sua composição para a prevenção dos efeitos do avançar da idade. Para adquirir um deles, não esqueça de consultar um dermatologista para fazer a escolha correta e iniciar um possível tratamento.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Juliana Fonte
Dermatologia
CRM: 32136 / RS
- 8 comentários para "Qual é a importância do silício orgânico para ter uma pele mais jovem?"
-
Sandra Peternelli Abrell
Muito interessante este artigo . Tomo varios cuidados citados neste texto , mas gostaria de saber se podem indicar algum creme com esses componentes , minha pele é normal ! Obrigada.
-
Lauriete
Quais os medicamentos indicados para reposição de silício orgânico? Já ouvi falar do Biosil
-
LUCIA DE FÁTIMA
OLÁ,pOR AVOR, GOSTARIA DE SABER QUAL O produto da sua linha que contém o silicio organico?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.