Qual é a importância do silício orgânico para ter uma pele mais jovem?

  • +A
  • -A

Manter a pele jovem e saudável por mais tempo é o desejo de muitas pessoas que não medem esforços para deixá-la bem cuidada. Uma substância que nem todo mundo conhece e que pode ajudar nessa tarefa é o silício orgânico, um mineral que faz parte da composição das células da pele e que pode ser consumido por meio da alimentação. Ele faz parte da estrutura do colágeno, da elastina, das glicoproteínas e dos proteoglicanos, substâncias encontradas nas células da pele.

“O silício orgânico atua na regeneração celular, no estímulo à síntese das fibras de sustentação que ajudam a manter a firmeza da pele e também na reposição dos minerais perdidos pelos ossos, para que se mantenham fortes”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

A diminuição da quantidade de silício orgânico disponível deixa a pele, as unhas e os cabelos mais finos e frágeis. Com o processo de envelhecimento, o corpo pode perder cerca de 80% desse rejuvenescedor natural. “Com a reposição, podemos recuperar cerca de 40% do silício orgânico perdido, melhorando a firmeza e a luminosidade da pele, suavizando linhas de expressão, deixando cabelos e unhas fortes e brilhantes”, aponta a médica.

Silício orgânico é encontrado na laranja, na banana e em peixes


O silício orgânico pode ser encontrado em alimentos. “Alguns alimentos que têm silício orgânico são maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, cenoura, cebola, pepino, abóbora e cereais, como arroz, milho, aveia, cevada e soja”, cita Juliana. Peixes, farelo de trigo, água com gás, amendoim e amêndoas também apresentam quantidades consideráveis do mineral.

Associado ao silício orgânico, existem outras medidas que ajudam a preservar a pele dos efeitos do envelhecimento. É importante manter uma dieta balanceada, evitar tabagismo e consumo de álcool, dormir cerca de oito horas por noite, evitar estresse e, claro, cuidar diretamente da pele: mantê-la hidratada, não dormir com maquiagem, higienizá-la adequadamente e usar cremes antienvelhecimento.

Produtos para pele com silício orgânico

Além da alimentação, existem no mercado alguns produtos dermocosméticos, como cremes para uso tópico, com o silício orgânico em sua composição para a prevenção dos efeitos do avançar da idade. Para adquirir um deles, não esqueça de consultar um dermatologista para fazer a escolha correta e iniciar um possível tratamento.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Qual é a importância do silício orgânico para ter uma pele mais jovem?"

Sandra Peternelli Abrell

Muito interessante este artigo . Tomo varios cuidados citados neste texto , mas gostaria de saber se podem indicar algum creme com esses componentes , minha pele é normal ! Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sandra, recomendamos uma consulta presencial com um dermatologista para que a escolha do produto seja feita de forma correta e especializada. Abraços!

Dina

Quais os cremes que contém silício orgânico?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dina, no mercado atual, existem diversos tipos de produtos com o silício orgânico em sua fórmula, o ideal é conversar com um dermatologista para que o mesmo prescreva o mais adequado ao seu tipo de pele. Até a próxima!

Lauriete

Quais os medicamentos indicados para reposição de silício orgânico? Já ouvi falar do Biosil

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lauriete, no mercado atual, existem diversos tipos de produtos com o silício orgânico em sua fórmula, o ideal é conversar com um dermatologista para que o mesmo prescreva o mais adequado ao seu tipo de pele. Abraços!

LUCIA DE FÁTIMA

OLÁ,pOR AVOR, GOSTARIA DE SABER QUAL O produto da sua linha que contém o silicio organico?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucia. Na nossa linha de dermocosméticos temos o produto Essencele Filler R Face da marca Profuse que possui na sua composição ácido hialurônico e silício orgânico. Lembrando que a indicação dos dermocosméticos devem ser feitas por um dermatologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.