O que é rosácea? Saiba como um hidratante calmante pode auxiliar no tratamento!


  • +A
  • -A

A rosácea é uma doença mais presente entre as mulheres e que afeta a pele da face, principalmente no nariz, queixo, bochechas e testa. Nessas áreas, a pele fica mais sensível, facilmente irritável e avermelhada, dando ao paciente uma sensação de calor na região. É importante procurar um médico para começar o tratamento, que pode incluir o uso de hidratantes calmantes.

 

Hidratantes calmantes protegem a pele nos casos de rosácea

 

“A rosácea é uma doença crônica que não tem cura, mas é possível tratar e controlar. Os hidratantes calmantes ajudam a recuperar a barreira da pele e a protegê-la“, afirma a dermatologista Patrícia Mafra. Suas propriedades acalmam a pele, que está mais sensível, e ajudam a recuperar a hidratação, que fica comprometida por causa da doença.

Segundo a especialista, os hidratantes calmantes são indicados para uso depois do banho e antes de dormir. “Vale ressaltar que ele pode ser reaplicado durante o dia, caso haja necessidade”, destaca a médica. É importante lembrar também que, antes de aplicar qualquer produto na pele para tratar a rosácea, é importante consultar um dermatologista.

 

Uso de protetor solar é importante no tratamento da rosácea

 

O tratamento se concentra no controle dos sinais e sintomas, e combina cuidados com a pele e produtos tópicos, na maioria dos casos. “De maneira geral, é recomendado o uso frequente de filtro solar, cremes ou soluções que auxiliem na suavização das áreas acometidas, medicação tópica e lasers”, cita a profissional.

As medicações tópicas mais recomendadas para o tratamento da rosácea são aquelas que combatem a inflamação e a vermelhidão da pele. Em alguns casos específicos, o dermatologista poderá prescrever antibióticos. O uso correto dos medicamentos e a adesão ao tratamento são importantes porque, com o passar do tempo, a rosácea pode se tornar mais intensa, deixando os vasos sanguíneos visíveis.

 

Dra. Patrícia Mafra é dermatologista, graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), tem residência em Clínica Médica pelo Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG: 37955

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é rosácea? Saiba como um hidratante calmante pode auxiliar no tratamento!"

CLEUZA CARLESSO

achei muito informativo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleuza, que bom que gostou das informações, temos outra matéria que pode trazer novos conhecimentos sobre os cuidados com a pele, confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/beneficios-acido-hialuronico

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.