O que é rosácea? Saiba como um hidratante calmante pode auxiliar no tratamento!


  • +A
  • -A

A rosácea é uma doença mais presente entre as mulheres e que afeta a pele da face, principalmente no nariz, queixo, bochechas e testa. Nessas áreas, a pele fica mais sensível, facilmente irritável e avermelhada, dando ao paciente uma sensação de calor na região. É importante procurar um médico para começar o tratamento, que pode incluir o uso de hidratantes calmantes.

 

Hidratantes calmantes protegem a pele nos casos de rosácea

 

“A rosácea é uma doença crônica que não tem cura, mas é possível tratar e controlar. Os hidratantes calmantes ajudam a recuperar a barreira da pele e a protegê-la“, afirma a dermatologista Patrícia Mafra. Suas propriedades acalmam a pele, que está mais sensível, e ajudam a recuperar a hidratação, que fica comprometida por causa da doença.

Segundo a especialista, os hidratantes calmantes são indicados para uso depois do banho e antes de dormir. “Vale ressaltar que ele pode ser reaplicado durante o dia, caso haja necessidade”, destaca a médica. É importante lembrar também que, antes de aplicar qualquer produto na pele para tratar a rosácea, é importante consultar um dermatologista.

 

Uso de protetor solar é importante no tratamento da rosácea

 

O tratamento se concentra no controle dos sinais e sintomas, e combina cuidados com a pele e produtos tópicos, na maioria dos casos. “De maneira geral, é recomendado o uso frequente de filtro solar, cremes ou soluções que auxiliem na suavização das áreas acometidas, medicação tópica e lasers”, cita a profissional.

As medicações tópicas mais recomendadas para o tratamento da rosácea são aquelas que combatem a inflamação e a vermelhidão da pele. Em alguns casos específicos, o dermatologista poderá prescrever antibióticos. O uso correto dos medicamentos e a adesão ao tratamento são importantes porque, com o passar do tempo, a rosácea pode se tornar mais intensa, deixando os vasos sanguíneos visíveis.

 

Dra. Patrícia Mafra é dermatologista, graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), tem residência em Clínica Médica pelo Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG: 37955

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é rosácea? Saiba como um hidratante calmante pode auxiliar no tratamento!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.