O que é rosácea? Saiba como um hidratante calmante pode auxiliar no tratamento!


  • +A
  • -A

A rosácea é uma doença mais presente entre as mulheres e que afeta a pele da face, principalmente no nariz, queixo, bochechas e testa. Nessas áreas, a pele fica mais sensível, facilmente irritável e avermelhada, dando ao paciente uma sensação de calor na região. É importante procurar um médico para começar o tratamento, que pode incluir o uso de hidratantes calmantes.

 

Hidratantes calmantes protegem a pele nos casos de rosácea

 

“A rosácea é uma doença crônica que não tem cura, mas é possível tratar e controlar. Os hidratantes calmantes ajudam a recuperar a barreira da pele e a protegê-la“, afirma a dermatologista Patrícia Mafra. Suas propriedades acalmam a pele, que está mais sensível, e ajudam a recuperar a hidratação, que fica comprometida por causa da doença.

Segundo a especialista, os hidratantes calmantes são indicados para uso depois do banho e antes de dormir. “Vale ressaltar que ele pode ser reaplicado durante o dia, caso haja necessidade”, destaca a médica. É importante lembrar também que, antes de aplicar qualquer produto na pele para tratar a rosácea, é importante consultar um dermatologista.

 

Uso de protetor solar é importante no tratamento da rosácea

 

O tratamento se concentra no controle dos sinais e sintomas, e combina cuidados com a pele e produtos tópicos, na maioria dos casos. “De maneira geral, é recomendado o uso frequente de filtro solar, cremes ou soluções que auxiliem na suavização das áreas acometidas, medicação tópica e lasers”, cita a profissional.

As medicações tópicas mais recomendadas para o tratamento da rosácea são aquelas que combatem a inflamação e a vermelhidão da pele. Em alguns casos específicos, o dermatologista poderá prescrever antibióticos. O uso correto dos medicamentos e a adesão ao tratamento são importantes porque, com o passar do tempo, a rosácea pode se tornar mais intensa, deixando os vasos sanguíneos visíveis.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Patrícia Mafra

Dra. Patrícia Mafra

Dermatologia

CRM: 37955 / MG

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "O que é rosácea? Saiba como um hidratante calmante pode auxiliar no tratamento!"

CLEUZA CARLESSO

achei muito informativo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleuza, que bom que gostou das informações, temos outra matéria que pode trazer novos conhecimentos sobre os cuidados com a pele, confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/beneficios-acido-hialuronico

Giovanna

Gostaria de saber quais são as dos produtos indicados e se o laser é indicado.Boas dicas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Giovanna, só é possível indicar o tratamento mais adequado após uma consulta presencial com o dermatologista, pois cada paciente possui sua particularidade e necessita de um creme ou tratamento específico. Até a próxima.

Marcelina santos

olá Dra. Gostei muito dessa informação, eu tenho rosácea é não sabia nada sobre ela, fui ao dermatologista é ele só me receitou um gel; Rosek__200graças, mas disse que se não resolvesse , tinha que voltar lá, agora lendo a sua orientação, nem sei se vou voltar mais nele.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcelina, o tratamento se concentra no controle dos sinais e sintomas, e combina cuidados com a pele e produtos tópicos, na maioria dos casos. O uso correto dos medicamentos e a adesão ao tratamento são importantes para controlar os sintomas da doença. Até logo.

Ingrid

O Nutrel pode ser usado em peles oleosas com rosácea e acneica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ingrid, o uso deve ser feito de acordo com a prescrição de um dermatologista, que irá indicar o produto, o tempo de uso e quantas vezes por dia aplicar. Abraços!

Claudia

Nutrel gel de limpeza e hidratante suavizante balm são meus companheiros diários no controle da rosácea!! Não vivo sem!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Claudia. Agradecemos o seu comentário! Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

Patricia

Para quem tem intenção de engravidar, pode ser feito tratamento com antibióticos ou somente o uso tópico?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Patrícia. Existem antibióticos que podem ser utilizados com segurança em qualquer momento da gravidez, mas existem também aqueles que são comprovadamente danosos para o feto. Por isso, orientamos que converse com a dermatologista sobre qual tratamento seria melhor no seu caso. Desejamos sucesso no seu tratamento!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.