Que fatores podem piorar um quadro de rosácea?

  • +A
  • -A

A rosácea, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma doença vascular inflamatória crônica e que deixa a pele vermelha, facilmente irritada e com lesões parecidas com espinhas. Embora sua causa ainda seja desconhecida, sabe-se que existem grupos mais suscetíveis ao problema, assim como fatores que podem piorá-lo. Confira!

Estresse pode agravar sintomas da rosácea

 

“Sabemos que a rosácea ocorre geralmente em adultos entre 30 e 50 anos, principalmente nas mulheres. Quando acomete os homens, é de maneira mais grave”, afirma a dermatologista Thuany Santos. Um dos sinais do agravamento do quadro nos homens é o aumento do tamanho do nariz.

Alguns fatores são capazes de piorar a rosácea e devem ser evitados. A médica cita o estresse, a ansiedade, extremos de temperaturas, a ingestão de alimentos muito temperados ou apimentados e o consumo de bebidas alcoólicas e de cafeína como exemplos. 

Já outros fatores são mais complicados de evitar, já que são importantes para a saúde do corpo. A prática de exercícios físicos acelera a circulação do sangue na pele da face e pode aumentar a vermelhidão e o desconforto. A exposição à luz solar também gera esse efeito, mas essa situação pode ser minimizada com o uso correto do protetor solar

Como é feito o tratamento da rosácea?

 

Ao notar os sinais e sintomas da rosácea, é fundamental procurar um dermatologista para iniciar o tratamento, que permite o controle do quadro. “A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível, sendo importante ter cuidados especiais, com produtos que sejam suaves e que ajudem a proteger a pele”, recomenda Dra. Thuany. 

Além do protetor solar, podem ser usados, por exemplo, sabonetes e hidratantes específicos e medicamentos contra parasitas e micróbios. Em alguns casos, outras abordagens podem ser úteis, como a luz pulsada, a radiofrequência, o laser e cirurgias. 


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/rosacea/62/

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que fatores podem piorar um quadro de rosácea?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.