Quais são os principais tipos de marcas nas costas?

  • +A
  • -A

Marcas nas costas podem ser tão comuns quanto incômodas: não é raro encontrar alguém que sente vergonha de tirar a blusa no vestiário ou de usar uma roupa de banho na praia ou na piscina por causa desse problema. A boa notícia é que, com acompanhamento adequado, o problema tem solução! Saiba mais sobre os diferentes tipos de marcas nas costas e como amenizá-los com as dicas da dermatologista Flávia Diniz. 

Marcas de espinhas nas costas são as mais comuns

De acordo com Dra. Flávia, a acne é a principal causadora das lesões na região das costas. “A causa mais comum de marcas nas costas são as espinhas, frequentes em momentos de alteração hormonal, como na adolescência ou mudança de anticoncepcionais”, diz a dermatologista. As marcas de espinha nas costas, conhecidas como bacne (contração das palavras back, costas em inglês, e acne) também podem ser causadas pelo suor e são mais comuns no sexo masculino, devido à maior quantidade de andrógenos circulantes no corpo.

Além das espinhas, outros fatores também podem causar esse problema, principalmente na puberdade e na adolescência: “As outras causas podem ser as estrias, que normalmente surgem em períodos que chamamos de ‘estirões’, ou seja, quando o adolescente cresce rápido, em pouco tempo ou mesmo quando ganha mais peso do que gordura. Ganhar muita massa muscular em pouco tempo também pode ser um sinal destes ‘estirões’”.

Como amenizar as marcas nas costas

É possível adotar alguns hábitos para evitar esse problema, principalmente a marca de espinhas nas costas. Evitar banhos muito quentes e usar produtos livres de óleo são algumas dicas para evitar a superprodução de sebo nesta região e, consequentemente, a acne. O cuidado com o vestuário também é importante: o ideal é não ficar repetindo roupas usadas e/ou suadas durante muito tempo, trocar os lençóis da cama com frequência e optar por peças 100% algodão, que causam menor atrito com as lesões, em especial a bacne. Também é interessante cuidar da alimentação, evitando produtos industrializados, açúcar refinado e frituras e beber bastante água, que garante a boa hidratação da pele

Dra. Flávia cita ainda a importância de procurar um dermatologista assim que forem percebidos os primeiros sinais de lesões nas costas. “Quando surgirem as primeiras marcas, o paciente deve procurar o médico imediatamente. Não recomendamos a automedicação, muito menos coçar ou se expor ao sol. A avaliação médica, sem dúvidas, é de extrema importância e pode prevenir manchas ou sinais”, recomenda a especialista, que continua: “Após a avaliação de um médico, o ideal é realizar a limpeza da pele, além de utilizar protetor solar e manter o corpo sempre hidratado com os hidratantes corporais”. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Diniz

Dra. Flávia Diniz

Cirurgia Plástica

CRM: 89746 / SP

TAGS
acne
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os principais tipos de marcas nas costas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.