Quais são os efeitos da manteiga de karité na hidratação da pele?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas nunca ouviram falar de manteiga de karité, mas ela certamente faz parte da rotina de muitos. Trata-se de um ingrediente natural muito utilizado em dermocosméticos, devido a sua função oclusiva, ou seja, ela impede a perda de água através da pele, proporcionando hidratação e maciez.

Há séculos o produto, extraído a partir do fruto de uma árvore exclusiva da África, faz parte da história econômica e social de povos africanos. Das nozes do karité é extraída uma das gorduras vegetais mais valiosas do mundo, com um altíssimo potencial hidratante. Os cosméticos hidratantes são compostos de um misto de substâncias oleaginosas com o intuito de repor o manto lipídico de proteção que a pele perde conforme o envelhecimento e as condições climáticas.

Como usar a manteiga de karité


Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, os hidratantes podem ser divididos em
diferentes mecanismos de ação e a associação da manteiga de karité com outros produtos pode ser muito benéfica. “Por ter ação principalmente oclusiva, o ideal é ser associada com outros produtos que possuam ação emoliente, como a dimeticona, ou umectante, como o pantenol, para que o hidratante tenha uma ação mais eficaz. A manteiga de karité promove uma película fina com ação suavizante, dando um efeito tátil muito positivo ao produto, que aumenta a adesão ao uso”, explica a especialista. Portanto, produtos que já trazem a manteiga de karité entre seus ativos são importantes aliados no tratamento da pele ressecada e também na rotina de cuidados com a pele.

Ajuda a proteger a pele no inverno e no verão


No inverno, a baixa temperatura e o clima seco são verdadeiros vilões para a hidratação, a manteiga de karité além de hidratar, ajuda a proteger e renovar a pele. É um ingrediente rico em ácidos graxos e vitaminas A e E, grandes aliados na regeneração celular, na manutenção da umidade e no aumento da elasticidade cutânea. Esse ativo também ajuda no ressecamento de áreas adjacentes a pele, como as unhas e o cabelo.

Além de proteger o corpo de agentes externos como o frio e o vento, o produto também reforça a barreira cutânea protegendo das agressões do mar, da piscina e do sol. Por também ser rica em ácido cinâmico, a manteiga de karité forma um filtro solar natural que ajuda no combate aos raios UVA e UVB, ideal tanto para os períodos de verão intenso, como durante o inverno.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os efeitos da manteiga de karité na hidratação da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.