Os principais problemas enfrentados por pessoas com pele sensível


  • +A
  • -A

Pessoas que têm a pele sensível enfrentam algumas dificuldades no dia a dia, seja pela influência de fatores ambientais (mudanças de temperatura ou poluição, por exemplo), ou pelo contato com substâncias presentes nos mais variados cosméticos. Mesmo quem não tem a pele sensível pode sofrer incômodos, então os que possuem essa condição devem ter cuidado redobrado.

Cuidados com a pele sensível


Os maiores 
problemas para quem tem a pele sensível são a dificuldade de encontrar cosméticos apropriados (como maquiagem, produtos de limpeza, entre outros) e as reações que acompanham mudanças climáticas, poluição e extremos de temperatura. “Os pacientes sofrem com sensações desagradáveis, como ardor, coceira, calor e ressecamento. Esteticamente, apresentam vermelhidão e descamação na pele”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.

Para evitar esses problemas, é essencial adotar medidas que evitem o contato da pele com os agentes irritantes. Um exemplo é usar produtos sem álcool, pigmentos, corantes e com pouco ou nenhum perfume. “Outras medidas importantes são: usar luvas para manipulação de produtos de limpeza; antes de usar um produto, testá-lo em pequenas partes do corpo; evitar exposição a temperaturas extremas e condições climáticas desfavoráveis; usar cremes hidratantes e protetores solares adequados”.

Estresse prejudica a pele sensível


Um fator externo causador da pele sensível é o uso muito frequente e inadequado de sabonetes, banhos muito quentes e demorados, principalmente no inverno, quando, além da temperatura elevada, o clima favorece a
pele mais seca e sensível. “Além disso, alguns tratamentos como radioterapia e certos medicamentos podem tornar uma pele sensível”.

O fator emocional também costuma influenciar negativamente a pele sensível, assim como pode tornar uma pele antes normal em sensível. “De acordo com nossas emoções, estresse, o corpo reage liberando hormônios e, consequentemente, a pele sofrerá suas alterações, tornando-se mais reativa a estímulos externos e internos”.

Dra. Vanessa Kodani é dermatologista, formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 100793.

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os principais problemas enfrentados por pessoas com pele sensível"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.