É preciso redobrar o cuidado com o sol após usar um clareador de pele?


  • +A
  • -A

As manchas no rosto fazem muitas pessoas procurarem clareadores de pele para um resultado estético satisfatório. No entanto, o uso dos produtos requer alguns cuidados pontuais, como a exposição solar, que deve ser feita de forma responsável.

As pessoas costumam procurar o uso de clareadores, que devem ser indicados por um dermatologista,geralmente para clarear manchas que ocorrem em decorrência do acúmulo de melanina, sendo a doença mais comum o melasma. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo.

O melasma afeta mais frequentemente as mulheres do que homens e esta condição está relacionada à utilização de anticoncepcionais, gravidez e, principalmente, à exposição solar. Além disso, a predisposição genética e histórico familiar também são influenciadores.

Clareadores e a exposição solar

Vimos que o fator principal para o surgimento destas manchas é a exposição solar sem a devida proteção. Só que este cuidado deve continuar quando aplicamos os clareadores após a recomendação profissional. “Dependendo do clareador, não há riscos com o sol, embora as manchas piorem com essa exposição”, confirma o dermatologista Murilo Drummond.

Ainda segundo o médico, é possível encontrar no mercado produtos “dois em um”, que são uma boa solução para o tratamento das manchas: “Protetores solares são muito importantes e há alguns mais modernos que associam clareadores”, destaca o Dr. Murilo.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Murilo Drummond

Dr. Murilo Drummond

Dermatologia

CRM: 52337051 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É preciso redobrar o cuidado com o sol após usar um clareador de pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.