Por que um sabonete comum pode prejudicar uma pele sensibilizada?

  • +A
  • -A

A pele sensibilizada, como o próprio nome indica, é mais suscetível a danos causados pelo ambiente e pela falta de cuidados. As causas para esse problema são muito variadas, mas um fator importante para impedir o agravamento da condição é o uso de produtos adequados. Nesse contexto, o sabonete comum deve ser evitado.

Sabonete comum pode agravar o ressecamento da pele

A pele pode ficar sensibilizada por uma série de causas, ambientais ou relacionadas à rotina de cuidados. “Climas frios, que podem trazer sensação de ressecamento, uso de ácidos, procedimentos mais agressivos, falta de hidratação e também condições como rosácea, dermatite atópica e acne”, lista a dermatologista Bruna Fanton Gallo. 

 

Especialmente na questão da hidratação, os sabonetes comuns são problemáticos tanto para quem tem normalmente a pele sensível, quanto para quem está com a pele sensibilizada por alguma razão específica. “O sabonete comum, aquele com maior poder surfactante, pode remover excessivamente a camada lipídica (gordurosa) que reveste a pele e ajuda a impermeabilizá-la, causando ressecamento e intensificando a sensibilidade”, explica a dermatologista.


Hidratação é fundamental para o cuidado com a pele sensibilizada

A pele sensível ou sensibilizada costuma apresentar algumas características que podem te ajudar a entender se é o seu caso. “A pele sensível costuma apresentar sinais e sintomas característicos, como vermelhidão, ardência, coceira, sensação de ressecamento”, afirma Bruna. Caso note alguma característica diferente em sua pele, é importante procurar seu dermatologista, que vai apontar com maior precisão o que você deve fazer.

No geral, no entanto, o ressecamento é o maior vilão da pele sensível. “Por isso, é imprescindível uma hidratação adequada, para ajudar na função de barreira e controlar a inflamação, quando presente”, completa a dermatologista. “Além disso, é importante evitar hábitos que prejudiquem, como lavagens excessivas (o ideal é utilizar um sabonete próprio) e uso de substâncias sensibilizantes”, finaliza a profissional. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que um sabonete comum pode prejudicar uma pele sensibilizada?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.