Por que a pele ressecada pode gerar coceira?

  • +A
  • -A

Rachaduras, descamação e coceira são os sintomas mais comuns de quem tem a pele seca. O ressecamento pode ser um sinal de desidratação do corpo e também pode deixar a pele mais vulnerável a agentes externos que causam doenças, como as bactérias e os fungos. O prurido (coceira) é causado por substâncias que o corpo produz devido a ausência da camada de gordura que hidrata e protege a pele.

Segundo a dermatologista Marcella La-Rocque, coçar a pele seca pode causar ainda outras complicações. “Podem ser causadas infecções secundárias, uma vez que o ato de coçar pode gerar microtraumas na pele que podem servir de porta de entrada para bactérias e outros micro-organismos, além de hipercromias (manchas escuras) pós-inflamatórias”, afirma a médica.

Coceira pode ter causas diversas


Dra. Marcella explica que o tratamento deve ser avaliado individualmente por um profissional,
porque a coceira pode ter causas diversas. “Há muitas causas, como alterações da tireóide, infecções como escabiose, reações a medicamentos, insuficiência renal e doenças crônicas como penfigoide bolhoso.” Outra causa bastante comum é a dermatite atópica, doença que provoca a inflamação da pele. 

Algumas áreas do corpo, como os joelhos, cotovelos, pernas e pés, podem sofrer mais com o ressecamento, devido a uma menor quantidade de glândulas sebáceas, responsáveis pela produção da oleosidade natural que lubrifica e impermeabiliza a pele. Uma das formas de combater o ressecamento é incorporar uma rotina de cuidados que inclua uma alimentação balanceada, ingestão recomendada de água e uma hidratação diária da pele, associada ao uso de produtos que promovem uma limpeza syndet menos agressiva. Podem ser usados cremes, sabonetes e outros dermocosméticos indicados por um especialista para cada caso e tipo de pele.

Banhos quentes deixam a pele mais suscetível a problemas


Também é importante evitar alguns fatores que agravam o quadro. Por exemplo, o uso de buchas e
banhos quentes, mesmo durante os climas mais frios, porque a água quente retira a barreira de proteção e deixa a pele ainda mais sensível. O uso de cigarro e a exposição ao sol sem proteção também são hábitos nocivos que comprometem a hidratação da pele e podem piorar o problema. 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcella La-Rocque

Dra. Marcella La-Rocque

Dermatologia

CRM: 10682 / MA

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a pele ressecada pode gerar coceira?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.