Por que não se deve puxar a pele que está descamando?

  • +A
  • -A

Quando a pele de determinada área do corpo está descamando, é muito importante redobrar os cuidados de higiene e hidratação locais pois há uma maior vulnerabilidade, um risco maior de complicações. Puxar a pele descamando aumenta ainda mais esse risco, pois a região em questão fica completamente exposta.

Puxar a pele descamando pode facilitar infecções


“A pele que descama sofreu um processo inflamatório e será substituída por uma nova. Retirá-la significa desproteger a área que ficou, já que o organismo faria uma pele nova ao mesmo tempo que remove a velha, em um tempo perfeito para que ela continue cumprindo sua função de proteção”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.

Por mais que ficar com a parte da pele descamando seja incômodo, o ideal é seguir a orientação de não puxar a pele e manter o local sempre limpo e hidratado. “O melhor a se fazer é hidratar a região topicamente, beber muita água e se alimentar adequadamente. Dessa forma, haverá matéria-prima adequada para a regeneração da pele”, afirma a especialista.

Importância da proteção solar


Além da limpeza e hidratação, é fundamental fortalecer a barreira de proteção da pele como um todo, inclusive da parte que está descamando. A
proteção contra os efeitos negativos dos raios solares é outro ponto essencial no cuidado da pele nessas condições. Portanto, deve-se apostar em uma rotina de skincare completa, contendo cosméticos específicos para diferentes frentes.

Combater os efeitos da radiação solar na pele com o uso diário e constante de um bom filtro solar também é importante no que diz respeito à aparência da pele. Esse tipo de cuidado impede o aparecimento precoce de sintomas de uma pele envelhecida, como manchas, rugas e linhas de expressão. Outra complicação da exposição solar desprotegida, a queimadura também pode ser prevenida com uso do filtro solar. 

 

Foto: Shutterstock

subcat_cuidados-com-a-pele
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que não se deve puxar a pele que está descamando?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.