Picada de mosquito pode causar alergia na pele?


  • +A
  • -A
Imagem do post Picada de mosquito pode causar alergia na pele?

Dengue, zika e Chikungunya não são os únicos motivos que devem gerar preocupações quanto a picadas de mosquitos. Todo cuidado é pouco, já que a picada de insetos também pode provocar alergias na pele de intensidades diferentes em cada pessoa, desde casos mais leves até outros mais graves e que representam risco à vida.

Picadas de mosquito podem causar manchas, coceira e dor


De acordo com a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho, a alergia recebe o nome de prurigo estrófulo ou urticária papulosa. “É uma queixa comum no consultório dermatológico. O problema ocorre em pessoas suscetíveis, que apresentam uma resposta de hipersensibilidade do sistema imunológico aos antígenos presentes na saliva do inseto”, afirma a médica.  

Entre os sinais e sintomas estão dor, coceira, ardência, manchas, inchaço, lesões papulosas e a formação de crostas na pele. Nos casos mais leves e pouco sintomáticos, as lesões podem desaparecer espontaneamente, mas os dermatologistas costumam prescrever substâncias calmantes para aliviar a coceira e indicam a hidratação adequada da pele.

Entretanto, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas mais graves. “Em alguns casos raros, pode haver a presença de sintomas sistêmicos, como urticária, enjoos, dor abdominal, aceleração dos batimentos do coração, aumento da pressão arterial e falta de ar”, alerta a profissional. Nesses casos, o paciente deve ser levado imediatamente ao posto médico mais próximo, virado de lado durante o deslocamento para prevenir a aspiração de secreções para os pulmões.

Tratamento para alergia à picada de mosquito


Nos casos moderados, o dermatologista pode receitar substâncias anti-inflamatórias e antialérgicos tópicos, para passar sobre as lesões, e às vezes, sistêmicos, na forma de xaropes e comprimidos. Analgésicos podem ser necessários quando o paciente sentir dor. “A prevenção é feita com o uso regular de repelente nas áreas expostas e com roupas que cubram o corpo sempre que for a locais mais suscetíveis à picada de mosquitos”, recomenda Daniela. Não esquecer de eliminar focos de água parada é uma atitude que também ajuda a prevenir a dengue.

Dra. Daniela Moraes Souza Gorgulho é dermatologista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS). CRM-PI: 6647 – www.facebook.com/suapeleaprimeiravista

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Picada de mosquito pode causar alergia na pele?"

Maíra da Costa Chavão

Fui mordida ontem por um mosquito, na hora ardeu e doeu um pouco, e hoje acordei com a mordida vermelha e coçando muito. O que eu faço?

Cuidados Pela Vida

Olá Maíra, caso os sinais não tenham desaparecido de maneira espontânea,recomendamos que você realize uma consulta com o dermatologista. Abraços.

Anelise

Minha bebê toda vez que é picada por mosquitos . Sai um caroço duro e fica branco onde teve a picada .

Cuidados Pela Vida

Oi Anelise, de acordo com a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho “É uma queixa comum no consultório dermatológico. O problema ocorre em pessoas suscetíveis, que apresentam uma resposta de hipersensibilidade do sistema imunológico aos antígenos presentes na saliva do inseto”.

carol

oi estou gravida e fui picada por um mosquito e acordei com coceira pelo corpo inteiro e vergrao mais nao sei que remedio toma

Cuidados Pela Vida

Oi Carol, realize uma consulta com o dermatologista, assim ele poderá te indicar uma forma de aliviar os sintomas. Lembrando que se você é alérgica a picada de mosquitos, o uso do repelente poderá te auxiliar a evitar este tipo de problema. Abraços.

Marcos Fernandes

A dois dias atrás fui pra uma casa onde tinha muita muriçoca, Mosquitos e fui picado, No outro dia meu corpo todo ficou coçando e apareceu umas manchas na pele vermelha como nas costas, No pé mais nada de tão insuportável, Isso pode ser uma simples alergia? O que eu devo fazer em relação a isso?

Cuidados Pela Vida

Oi Marcos, caso os sinais não tenham desaparecido de maneira espontânea,recomendamos que você realize uma consulta com o dermatologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.