Pele sensível: quais são os principais cuidados diários para peles sensíveis ou que estão sensibilizadas?

  • +A
  • -A

Pessoas com pele sensível precisam tomar alguns cuidados diários para não sofrer com sua condição. A pele sensível ou sensibilizada é mais vulnerável à ação de produtos com substâncias químicas fortes, além de outros fatores, como o frio (baixa umidade). Sendo assim, é interessante que aqueles com esse tipo de pele busquem orientações médicas para saber exatamente o que fazer no dia a dia para não terem problemas.

Principais cuidados para quem tem a pele sensível


“Quem tem a pele sensível precisa ter sempre em mente o seguinte ditado: ‘menos é mais’. Ou seja, não passar muitos produtos na pele, nem testar qualquer um. Existem
produtos específicos para a pele sensível. Os mais importantes são os que garantem higiene facial, fotoproteção e hidratação (este o mais importante)”, informa a dermatologista Thuany Santos. 

Ainda segundo a especialista, usar um creme hidratante específico para o rosto de pele sensível diminui a chance de irritação, funcionando como uma barreira cutânea. Inclusive, existem dermocosméticos para esse tipo de pele capazes de unir limpeza, hidratação e fortalecimento da barreira de proteção da pele, graças à presença de ativos que unem suavidade e poder.

Em resumo, o ideal para a pessoa com pele sensível é apostar no básico, apenas no que é, de fato, essencial, e em produtos específicos para seu tipo de pele. Em momentos pontuais do ano, como o inverno, os cuidados com a pele sensível devem ser redobrados, já que esse tipo de pele tende a sofrer mais com o ar seco (baixa umidade), típico da estação.

Proteção solar 


A proteção solar se baseia no uso de filtro solar diariamente, mas não apenas isso. Evitar os horários do dia em que os raios ultravioleta são mais intensos é outra forma importante de prevenir contra seus efeitos negativos à integridade da pele. Nesse sentido, os melhores momentos do dia para se expor ao sol são antes das 10h e depois das 16h. Já o filtro solar deve ter o FPS de, no mínimo, 30, ser aplicado cerca de 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado ao longo do dia.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pele sensível: quais são os principais cuidados diários para peles sensíveis ou que estão sensibilizadas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.