Pé de atleta: Saiba mais sobre essa condição e descubra como tratá-la


  • +A
  • -A

Pé de atleta, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é um tipo de dermatofitose, doença causada por fungos que usam a queratina encontrada na pele, nas unhas e nos pelos como fonte de alimento. Trata-se de uma condição frequente em regiões quentes e úmidas, como o Brasil. Veja abaixo seus sintomas e formas de tratamento. 

Coceira é sintoma causado pelo pé de atleta


“Pé de atleta é o nome popular de uma doença chamada intertrigo. Ela se caracteriza por fissuras e descamações entre os dedos dos pés e, eventualmente, nas mãos”, afirma a dermatologista Elisabete Rocha. A condição é extremamente comum e também é muito conhecida como frieira. 

Os sintomas mais frequentes nos casos de pé de atleta são coceira, sensação de ardência ou queimação, surgimento de bolhas e pele avermelhada. A doença pode se manifestar em ambos os pés ou em apenas um, podendo se espalhar para as unhas e também para as mãos, caso o paciente coce a região afetada. 

De acordo com a médica, para se prevenir, é importante evitar o contato com locais úmidos, ambientes preferidos dos organismos causadores de pé de atleta: “Estes fungos podem estar presentes em superfícies contaminadas e úmidas, como banheiros de academia, chão de terra ou grama, calçados compartilhados que estejam contaminados e até mesmo material de pedicure mal esterilizado”. 

Medicações contra fungos são usadas no tratamento


Já o tratamento deve ser iniciado assim que o paciente notar os sintomas, para reduzir as chances de espalhá-los. “O tratamento é realizado com cremes ou loções antifúngicas e, em caso de lesões mais resistentes, com antifúngicos orais”, indica Doutora Elisabete. Manter os pés sempre limpos e secar o espaço entre os dedos depois do banho também são medidas importantes. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/unhas/doencas-e-problemas/dermatofitose/91/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elisabete Rocha

Dra. Elisabete Rocha

Dermatologia

CRM: 52-57357-9 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pé de atleta: Saiba mais sobre essa condição e descubra como tratá-la"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.