Cuidados com a pele: Qual é a ordem certa de aplicação dos produtos faciais?


  • +A
  • -A

Cuidar da saúde da pele é de extrema importância para quem deseja mantê-la com uma aparência jovem por mais tempo. Existe uma grande variedade de produtos dermatológicos para a face criados com esse objetivo, atuando na proteção da pele e na prevenção de manchas, rugas e da flacidez. No entanto, muitas vezes, é difícil saber como usá-los e se há uma ordem certa de aplicação.

 

Sabonete é o primeiro produto facial a ser usado

 

Segundo a dermatologista Kaliandra Cainelli, essa ordem existe, mas muda de acordo com a hora do dia. “A aplicação dos cremes faciais deve seguir essa ordem pela manhã:  sabonete facial, depois se aplica o tônico, seguido de algum sérum ou creme antioxidante, hidratante facial, filtro solar e, por último, a maquiagem”, afirma a profissional.

Para a noite, a primeira mudança é a ausência do protetor solar. “À noite, usar o sabonete facial, o demaquilante para tirar a maquiagem, aplicar o tônico e o hidratante facial. Depois de 30 minutos, usar produtos de renovação facial, como os ácidos, os produtos antirrugas e os clareadores”, recomenda a especialista.

 

Trocar a ordem dos produtos prejudica proteção da pele

 

Cada um dos produtos tem sua função e é importante para a saúde da pele. Enquanto os sabonetes limpam a pele, os tônicos normalizam seu pH depois do uso do sabonete. Já os cremes antioxidantes neutralizam os radicais livres que degradam o colágeno. Os hidratantes, por sua vez, são fundamentais para manter a água da pele, garantindo sua maciez, e os filtros solares criam uma barreira contra a radiação solar.

De acordo com Kaliandra, aplicar os produtos faciais em outra ordem não é recomendado porque pode prejudicar a eficácia das substâncias: “Por exemplo, se o paciente usar o hidratante ou antirrugas antes da limpeza, eles não farão efeito sobre a barreira de impurezas. Da mesma forma, usar o renovador de pele antes do hidratante pode irritar a pele e causar vermelhidão”.

 

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio e é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 80153-4

Foto: Shutterstock

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cuidados com a pele: Qual é a ordem certa de aplicação dos produtos faciais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.