AchèAchè
    search
    Título

    O que é celulite, exatamente? É possível reduzi-la?

    Uncategorized

    Por

    A celulite é uma velha conhecida de muitas mulheres e até dos homens. Caracterizada pelos “furinhos” na pele, costuma causar desconforto quando em excesso, criando uma grande procura por tratamentos estéticos para amenizar o problema. Mas, afinal, o que é celulite? Será que é realmente possível reduzi-la? Conversamos com a dermatologista Juliana Fontes para tirar algumas dúvidas sobre o assunto!

    O que é celulite? Quais as causas desse problema?

     

    De acordo com a especialista, a celulite é um nome popular para lipodistrofia ginoide, um edema com acúmulo de gordura e com função venolinfática alterada. “Afeta cerca de 95% das mulheres e pode ser encontrada em outros locais além do bumbum, como abdome e membros inferiores, deixando um aspecto em ‘casca de laranja’”, comenta Juliana. 

    Mas, e o que causa celulite? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as causas são pouco estudadas, mas muitas considerações são feitas: fatores como o sexo, etnia e biotipo corporal fazem parte do escopo de possibilidades. Fatores hereditários também contribuem para as tais “covinhas” na pele. Outros pontos, como o sedentarismo, o estresse, a gravidez e o tabagismo, também são fatores que podem contribuir para o surgimento da celulite, além de alguns medicamentos, como os anticoncepcionais.

    Existe tratamento para celulite? É possível diminuí-la?

     

    Para quem já sofre com a celulite, a redução ou no mínimo a suavização dos edemas é viável por meio de procedimentos estéticos específicos ou combinados. Dra. Juliana dá alguns exemplos de como diminuir celulite: “É possível combinar tratamentos como radiofrequência, drenagem linfática, radiação infravermelha, ultrassom, ondas acústicas, aplicação de ácido poli-L-lático e hidroxiapatita de cálcio e subcisão”. O uso do colágeno também é uma boa opção de tratamento para celulite. 

    A dermatologista aponta ainda que a alimentação pode ser decisiva na hora de evitar a celulite. Alguns cuidados, como “evitar o consumo excessivo de açúcar, gordura e fast food, tomar muita água, praticar exercícios aeróbicos, evitar consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo e diminuir o consumo de sal” estão dentro das recomendações dadas pela médica.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/celulite/53/ 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes