Por que uma noite mal dormida pode causar olheiras no dia seguinte?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que uma noite mal dormida pode causar olheiras no dia seguinte?

Uma noite de sono ruim traz, no dia seguinte, cansaço, estresse, mal-estar e pode resultar também em olheiras. As típicas manchas escuras que ficam em volta dos olhos incomodam muita gente por deixarem o rosto com um aspecto desgastado e pouco expressivo. Mas o que exatamente explica o seu aparecimento?

 

Como as olheiras se formam

 


“As olheiras podem ocorrer devido à dilatação dos pequenos vasos ao redor dos olhos, provocada pela falta de sono. Isso torna a região arroxeada, em virtude da pequena espessura da pele nesse local”, explica a dermatologista Maria Luiza Ducati Dabronzo. “Além da alteração de coloração da pele, pode haver também o aparecimento de inchaço e formação de bolsas na região periocular”.

Segundo a especialista, além da vasodilatação ao redor dos olhos, outras causas que contribuem para a formação das olheiras são: o aumento da pigmentação da pele periocular, a desidratação e o envelhecimento cutâneo, que provoca a perda de volume de certas regiões da face, formando áreas de sombra que criam a ilusão de escurecimento sob os olhos.

 

Falta de sono interfere na produção de hormônios

 


O cansaço também contribui para o envelhecimento precoce da pele, já que, durante o sono, há a produção e liberação de diferentes hormônios que ajudam na regeneração cutânea. A falta de sono faz, por exemplo, com que a produção de melatonina, que tem efeito antioxidante, seja alterada, interferindo no processo regenerativo da pele.

“Além disso, os níveis de cortisol, conhecido como ‘hormônio do estresse’, ficam maiores, diminuindo a produção de colágeno, o que torna a pele menos elástica e firme, facilitando o aparecimento das ‘linhas de expressão’. Também há diminuição na produção dos hormônios de crescimento, que auxiliam na cicatrização e espessamento da pele, o que faz com que ela fique cada vez mais fina”, completa a dermatologista.

 

Dra. Maria Luiza Ducati Dabronzo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende em São Paulo. CRM-SP: 150813

 

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Por que uma noite mal dormida pode causar olheiras no dia seguinte?"

Sara silva

Como evita as olheiras, oq devo fazer. ?

José Roberto do Nascimento dos Santos

Obrigado pelas informações. Ultimamente isso tem acontecido comigo. Com essas informações em mente vou procurar meios para uma Boa noite de sono.

Mirian

Muito obrigada pela dica super importante.Teria algum medicamento que ameniza esse roxo.Grata.

Cuidados Pela Vida

Olá Sara e Mirian, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para vocês:
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/habitos-evitar-olheiras
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/acne-e-manchas-de-pele/olheiras-clareadores
Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá José Roberto, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cassia Cecilio

Olá…A matéria fala sobre causas, seria muito útil falar sobre como cura lá. Obrigada

Cuidados Pela Vida

Olá Cassia, segue o link de uma de nossas matérias que fala sobre o assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/acne-e-manchas-de-pele/olheiras-clareadores
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.