Mito ou verdade: O suor deixa a pele mais oleosa?

  • +A
  • -A

Nos dias mais quentes, típicos do verão, o suor faz com que a pele fique oleosa, incômodo para a maioria das pessoas. Porém, a transpiração excessiva não é a causa do aumento de oleosidade da pele nesse contexto. Na verdade, o calor provoca, separadamente, suor e exacerbação da oleosidade no corpo. 

Calor estimula produção de glândulas de suor e sebo


“Diferente do que muitos imaginam, o suor não deixa a pele mais oleosa. O que acontece, de fato, é que o calor faz com que, tanto as glândulas sudoríparas produzam mais suor, quanto as glândulas sebáceas fabriquem mais sebo. Assim, a tendência, no verão, é que a pele fique suada e oleosa”, explica a dermatologista Juliana Fonte. 

Segundo a especialista, existem alguns produtos específicos que ajudam no controle da oleosidade e do suor que podem ser acrescentados na rotina de cuidados com a pele. Como nem sempre é possível fugir do calor e, consequentemente, do suor e do aumento da oleosidade, estar constantemente cuidando da pele para que a mesma não sofra com esses fatores externos é muito importante. 

Principais produtos para controlar a pele oleosa


“Para controlar esse quadro de calor, suor e oleosidade, as pessoas podem se
beneficiar de alguns tipos de sabonetes, cremes e sprays. Além disso, é possível usar a famosa toxina botulínica (botox) para tratar a sudorese excessiva de algumas regiões, como as axilas, por exemplo”, informa a médica.

Hoje, existem opções no mercado de produtos eficientes com função anti-oleosidade e que respeitam o pH e demais propriedades da pele e que não provocam irritação. Entre as características que destacam esses produtos dentre os que se propõem controlar a oleosidade da pele podem ser citadas a função calmante, a limpeza profunda, a tecnologia de desobstrução potente dos poros e a presença de ácido salicílico na composição, responsável pela ação anti-inflamatória. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Mito ou verdade: O suor deixa a pele mais oleosa?"

ivan

tenho uma pela bem oleosa sendo que passou sabonete sempre ….o que devo fazer pra manter a pele menos oleosa…a pele oleosa tem seu pros e seu contras?obrigado ..ag sua resposta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ivan. A pele oleosa têm a necessidade da utilização de produtos específicos para tratar o problema, para verificar quais os mais indicados, sugerimos que procure orientação profissional. Recomendamos esta leitura que aborda o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/por-que-usar-sabonete-comum-na-pele-oleosa-pode-piorar-o-problema.Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.