O uso de maquiagem é prejudicial para a pele de crianças, que é mais sensível?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Ana Carolina Fernandes
- +A
- -A
Muitas meninas adoram imitar as mães e não podem ver um estojo de maquiagem para logo se enfeitarem. E as atrizes mirins que precisam ser produzidas para peças de teatro e TV? As crianças podem ter relação com a maquiagem desde cedo. Mas será que esse contato pode ser prejudicial à saúde da pele?
Maquiagens não são recomendadas
A pele das crianças é sensível e requer cuidados especiais. “A pele da criança é mais delicada. Devemos ter bastante cuidado, pois ela é mais reativa e propensa a alergias. Além disso, ocorre absorção sistêmica de substâncias e medicamentos através da pele, sendo prejudicial para a saúde da criança e podendo levar a casos de intoxicação medicamentosa”, alerta a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.
Devido à delicadeza da pele infantil, a utilização de cremes e pomadas, por exemplo, deve seguir sempre a orientação de um médico. Mas e as maquiagens? Pois é, os produtos não são recomendados para as crianças, principalmente devido ao risco de alergias.
Papel dos pais com artistas mirins
Caso a maquiagem seja obrigatoriamente uma rotina na vida de uma criança, como é o caso de pequenos artistas, os pais devem ficar atentos para recomendações importantes feitas por especialistas. O bom conhecimento dos cosméticos e a higiene são fundamentais.
“Deve-se sempre usar uma maquiagem de qualidade, reconhecida e dentro do prazo de validade. E após a aplicação, é necessário retirar a maquiagem, lavando com bastante água”, orienta a Dra. Ana Carolina.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Ana Carolina Fernandes
Dermatologia
CRM: 52.72031-3 / RJ
- Nenhum comentário para "O uso de maquiagem é prejudicial para a pele de crianças, que é mais sensível?"
- Seja o primeiro a comentar
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.