Limpeza de pele: saiba mais sobre procedimento para manter uma pele jovem


  • +A
  • -A
Imagem do post Limpeza de pele: saiba mais sobre procedimento para manter uma pele jovem

A higienização padrão da pele que todos fazem em casa, com sabonetes e produtos adequados para o pH do rosto, é essencial para o equilíbrio da pele. Contudo, este não é o único método de limpeza da pele. Consultórios e clínicas especializadas dão profundidade ao processo, não apenas limpando, mas também possibilitando uma pele mais jovem.  

Etapas da limpeza de pele


“É importante periodicamente procurar por um profissional adequado em clínicas para ter esse procedimento que garante uma limpeza mais profunda. Nestes centros ocorre a remoção de cravos e milium (pequenos cistos de sebo), além da renovação celular, que deixa a pele mais macia e saudável”, indica a dermatologista Daniela Aidar.

A especialista destaca ainda outras etapas, como assepsia (remover maquiagem e cosméticos), esfoliação leve, massagem, aplicação de máscaras opcionais e de filtro solar para finalizar. “Vale dizer que a parte de extração é a mais longa, pois consiste em usar produtos para abrir os poros e depois remover cravos e milium”.

Ela atenta para a escolha do profissional que vai realizar a limpeza da pele, pois se este procedimento for realizado de maneira inadequada pode ferir a pele, acarretando em vermelhidão e manchas. “Os miliuns, por exemplo, devem ser retirados com o auxílio de uma pequena agulha, pois são encapsulados. É um trabalho muito delicado. Quanto às espinhas, não se deve removê-las na limpeza de pele, pois há o risco de piorar a inflamação e gerar cicatrizes”.

Produtos utilizados na limpeza de pele e sua atuação


Dentre os produtos utilizados na limpeza de pele, a dermatologista destaca: emulsões de limpeza, creme ou vapor amolecedores de cravos, esfoliantes, produtos à base de vitamina C, máscaras de argila,
máscaras calmantes, hidratantes e protetores solares. “Tudo depende do tipo de pele e técnica usada. “Muito cuidado com produtos à base de ácido, pois esses necessitam de supervisão de um dermatologista, visto que são substâncias que agem mais profundamente na pele”.

Conforme explica a médica, esses produtos agem removendo as células mortas superficiais da pele e abrindo os poros, o que facilita a ação da esteticista que vai realizar a extração. “Os produtos utilizados após a extração funcionam para acalmar, reduzir a vermelhidão, fechar os poros e equilibrar o pH natural da pele”.

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Limpeza de pele: saiba mais sobre procedimento para manter uma pele jovem"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.