Qual é a importância de usar produtos que respeitem o pH natural da pele?


  • +A
  • -A

O pH, sigla para potencial hidrogeniônico, é utilizado para determinar a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma substância. A escala do pH vai de 0 a 14 e uma solução de 0 a 6 é considerada ácida. É justamente nesta faixa que se encontra o pH da pele, variando de 4,7 a 5,7, ou seja, levemente ácida. Usar produtos que respeitam esse índice é fundamental para garantir uma pele saudável.

Pele tem pH levemente ácido; água dermatológica é recomendada


“A pele tem importante função de barreira e seu pH desempenha papel coadjuvante muito relevante. Devemos, portanto, usar produtos dermatológicos que respeitem e ajudem a manter sua leve acidez”, afirma a dermatologista Marilza Ferreira. Por isso, é importante procurar na embalagem dos cosméticos, como
sabonetes e xampus, a indicação do índice do pH. A água dermatológica, por exemplo, ajuda a manter o pH da pele.

Assim, é possível proporcionar o ambiente ideal para a manutenção de uma flora bacteriana adequada e para a produção de lipídios, elementos fundamentais para dar à pele um aspecto saudável e com menor tendência a doenças. Não respeitar a manutenção do pH da pele pode levar à quebra da barreira cutânea, facilitando o surgimento de infecções, coceira e perda de sua vitalidade.

Usar produtos com pH diferente pode ressecar a pele


Os produtos com pH alcalino, ou seja, com índices 7 a 14 na escala, são os mais prejudiciais à estrutura da pele, contribuindo para seu ressecamento e
tornando-a mais sensível. Cosméticos com fragrâncias e corantes também devem ser evitados. Além disso, existem ainda fatores ambientais que alteram o pH da pele, como poluição, sujeira e mudanças de temperatura.  

É necessário destacar também que o pH da pele se modifica ao longo dos anos. “À medida que vão ocorrendo alterações hormonais orgânicas e modificações estruturais da pele, seu pH tende a se tornar mais neutro, o que a torna mais frágil, fina e opaca. Tais cuidados são, portanto, extremamente importantes para a manutenção de uma pele saudável”, diz a profissional.

Dra. Marilza Ferreira é dermatologista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 5268277-2

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância de usar produtos que respeitem o pH natural da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.