Por que o vírus do herpes se aproveita do calor do verão para se manifestar?


  • +A
  • -A

O herpes é um vírus que provoca feridas e bolhas na área da boca e na região genital. Uma de suas principais características é a possibilidade do retorno dos sinais e sintomas, já que o vírus permanece no organismo, em uma forma latente. Durante o verão, é importante redobrar os cuidados com o vírus, já que alguns fatores típicos da estação podem desencadear novas crises do herpes.

 

Contato com a luz solar pode fazer feridas do herpes reaparecerem

 


“O herpes vírus simples permanece dormente em gânglios nervosos. Algumas situações, como trauma, estresse físico ou emocional, menstruação e exposição ao sol, facilitam o aparecimento dos sintomas”, explica a dermatologista Gabriela Itimura. Todos esses problemas podem enfraquecer o sistema imunológico, favorecendo a reprodução do herpes no corpo.  

Para evitar uma nova crise do vírus com reaparecimento dos sintomas, é importante adotar alguns cuidados simples, mas que fazem grande diferença. “No verão, evite exposição solar entre as 10 e 16 horas e use protetor solar facial e labial”, recomenda a especialista. O filtro deve ser reaplicado a cada duas horas, ao entrar na água e ao notar que a pele está suada.

 

Lisina ajuda a reduzir frequência de crises do herpes

 


Casos frequentes do herpes
geralmente estão ligados a problemas imunológicos e devem ser analisados com cautela por um médico. Existem vários fatores associados ao reaparecimento dos sintomas do vírus: alguns são mais simples, como cansaço e noites mal dormidas, mas também há doenças complexas envolvidas, como transtorno de ansiedade e depressão.

Cuidar de toda a saúde do corpo é, portanto, essencial para evitar a manifestação do herpes, não só durante o verão, mas ao longo de todo o ano. Em geral, é recomendado o  uso da lisina. “Estudos bem conduzidos em relação à lisina mostraram que a suplementação ou ingestão de alimentos com alto teor, como peixes, frango, ovos e batatas, pode reduzir as recorrências de herpes labial”, explica o infectologista Taylor Olivo.

 

Dra. Gabriela Itimura é dermatologista, formada pela Universidade Estadual de Londrina e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-PR: 30730 – Site oficial

 

Dr. Taylor Endrigo Toscano Olivo é infectologista formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e atua em Bauru (SP). CRM-SP: 115765

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Por que o vírus do herpes se aproveita do calor do verão para se manifestar?"

Vanessa

Quero saber mais sobre esse assunto.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanessa, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/busca/herpes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Rosi

Bom dia, me chamo rosi e a minha dúvida, se pega herpes ao contato de urina de outra Pessoa? Exemplo: no vaso sanitário Ja tinha a urina de outra pessoa e ai urinei porque pensei q n tinha problema, mais depois fiquei com uma duvida imensa , tem como pegar a doença? Presciso de sua ajuda, aguardo o retorno obg.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosi, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas; podendo inclusive passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Abraços.

Araci Ruy

Tenho herpes constantemente. Gostaria muito de saber como adquirimos a Lisina.? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Araci, como informado na matéria, alimentos como peixes, frango, ovos e batatas tem um alto teor de lisina, e ajudam a controlar as recorrências. Vou disponibilizar logo abaixo o link de uma matéria interessante, que fala sobre as principais fontes de lisina que podemos encontrar em alimentos. Até a próxima!

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/quais-principais-fontes-lisina-encontrar-alimentos

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.