Que hábitos são importantes para controlar a dermatite atópica?

  • +A
  • -A

A dermatite atópica, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma doença genética, inflamatória e crônica, que deixa a pele seca, com crostas, lesões e coceira, especialmente nas áreas de dobras, como cotovelos e joelhos. Confira as principais medidas para controlar esse problema!

O tratamento da dermatite atópica visa melhorar a coceira, diminuir a inflamação e prevenir as recorrências. Devido à pele ressecada, é indicado o uso de hidratantes emolientes e pode-se lançar mão de medicamentos que diminuem a coceira”, afirma a dermatologista Christiane Jaccoud. 

Poeira e perfume podem piorar sintomas


É importante também adotar cuidados para manter a integridade da barreira cutânea da pele, a fim de evitar o contato com alérgenos ambientais capazes de prejudicar ainda mais a saúde da pele. É o caso da poeira, dos produtos de limpeza, do pólen e de substâncias com cheiros fortes, como perfumes. 

“A depender da intensidade dos sintomas, após avaliação de um médico, podemos usar medicamentos que diminuem a inflamação da pele”, indica a especialista. Os pacientes com dermatite atópica devem ainda tomar cuidado com o banho: é preciso evitar banhos quentes e demorados e evitar usar buchas e esponjas. 

Hidratação é importante para controlar a dermatite atópica


Durante o outono e o inverno, Dra. Christiane recomenda redobrar o consumo de água, já que o clima frio e a baixa umidade do ar podem ressecar a pele e piorar os sintomas da  doença. Outra atitude importante é preferir roupas de algodão e deixar de lado as peças de tecido sintético. 


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-atopica/59/

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Jaccoud

Dra. Christiane Jaccoud

Dermatologia

CRM: 108124 / SP

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que hábitos são importantes para controlar a dermatite atópica?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.