Cuidados com a pele: Quais hábitos do dia a dia podem ajudar a evitar olheiras?


  • +A
  • -A
Imagem do post Cuidados com a pele: Quais hábitos do dia a dia podem ajudar a evitar olheiras?

Olheiras são queixas frequentes nos consultórios de dermatologia, pois conferem aos pacientes um ar de cansaço e envelhecimento. Além diss, elas evidenciam esteticamente alguns problemas, como falta de cuidado com a pele e sono ruim. Para se livrar das olheiras, os médicos recomendam adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia e alguns procedimentos estéticos.

Hábitos saudáveis e tipos de olheiras

 


“Para evitar as olheiras, é importante adotar alguns hábitos cotidianos que se relacionam, em geral, com um estilo de vida mais saudável.
Usar protetor solar diariamente; dormir o suficiente (sono de qualidade); evitar excesso de álcool e tabagismo; e se hidratar adequadamente todos os dias são algumas das recomendações”, indica a dermatologista Ana Caroline Barreto.

A especialista explica que existem 3 tipos diferentes de olheiras, cada um com suas próprias causas e particularidades. Em geral, o tratamento adotado varia de acordo com as características de cada caso. “As olheiras acastanhadas são decorrentes do maior acúmulo de melanina ou hemossiderina (pigmento gerado a partir das hemácias do sangue). As arroxeadas tem origem na dilatação dos vasos sanguíneos que circulam no local, enquanto as profundas possuem aspecto mais escurecido”, afirma.

 

Tratando as olheiras

 


A médica também cita alguns tratamentos específicos adequados para melhorar o aspecto das olheiras
. Cremes de uso domiciliar e peelings químicos são alguns exemplos. “Os cremes possuem ação despigmentante, descongestionante e também estimulam a produção de colágeno. Já os peelings contam com ação despigmentante mais intensa que os cremes”, explica Ana Caroline.

A médica cita ainda o laser como uma opção, cujo objetivo é diminuir a quantidade de melanina e melhorar a circulação local; e o preenchimento com ácido hialurônico, indicado para tratamento das olheiras profundas. “Cada um desses casos deve ser avaliado por um médico dermatologista para que o melhor tratamento possa ser indicado”, orienta.

 

Dra. Ana Caroline Barreto é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 155934

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cuidados com a pele: Quais hábitos do dia a dia podem ajudar a evitar olheiras?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.