AchèAchè
    search
    Título

    Cuidados com a pele: quais hábitos do dia a dia podem ajudar a evitar olheiras?

    Uncategorized

    Por

    Olheiras são queixas frequentes nos consultórios de dermatologia, pois conferem aos pacientes um ar de cansaço e envelhecimento. Além disso, elas evidenciam esteticamente alguns problemas, como falta de cuidado com a pele e sono ruim. Para se livrar das olheiras, os médicos recomendam adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia e alguns procedimentos estéticos.

    Hábitos saudáveis e tipos de olheiras


    “Para evitar as olheiras, é importante adotar alguns hábitos cotidianos que se relacionam, em geral, com um estilo de vida mais saudável.
    Usar protetor solar diariamente; dormir o suficiente (sono de qualidade); evitar excesso de álcool e tabagismo; e se hidratar adequadamente todos os dias são algumas das recomendações”, indica a dermatologista Ana Caroline Barreto.
    A especialista explica que existem 3 tipos diferentes de olheiras, cada um com suas próprias causas e particularidades. Em geral, o tratamento adotado varia de acordo com as características de cada caso. “As olheiras acastanhadas são decorrentes do maior acúmulo de melanina ou hemossiderina (pigmento gerado a partir das hemácias do sangue). As arroxeadas tem origem na dilatação dos vasos sanguíneos que circulam no local, enquanto as profundas possuem aspecto mais escurecido”, afirma.

    Tratamento para olheiras


    A médica também cita alguns tratamentos específicos adequados para melhorar o aspecto das olheiras
    . Cremes de uso domiciliar e peelings químicos são alguns exemplos. “Os cremes possuem ação despigmentante, descongestionante e também estimulam a produção de colágeno. Já os peelings contam com ação despigmentante mais intensa que os cremes”, explica Ana Caroline.

    A médica cita ainda o laser como uma opção, cujo objetivo é diminuir a quantidade de melanina e melhorar a circulação local; e o preenchimento com ácido hialurônico, indicado para tratamento das olheiras profundas. “Cada um desses casos deve ser avaliado por um médico dermatologista para que o melhor tratamento possa ser indicado”, orienta.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes