Cuidados com a pele: quais hábitos do dia a dia podem ajudar a evitar olheiras?


  • +A
  • -A

Olheiras são queixas frequentes nos consultórios de dermatologia, pois conferem aos pacientes um ar de cansaço e envelhecimento. Além disso, elas evidenciam esteticamente alguns problemas, como falta de cuidado com a pele e sono ruim. Para se livrar das olheiras, os médicos recomendam adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia e alguns procedimentos estéticos.

Hábitos saudáveis e tipos de olheiras


“Para evitar as olheiras, é importante adotar alguns hábitos cotidianos que se relacionam, em geral, com um estilo de vida mais saudável.
Usar protetor solar diariamente; dormir o suficiente (sono de qualidade); evitar excesso de álcool e tabagismo; e se hidratar adequadamente todos os dias são algumas das recomendações”, indica a dermatologista Ana Caroline Barreto.

A especialista explica que existem 3 tipos diferentes de olheiras, cada um com suas próprias causas e particularidades. Em geral, o tratamento adotado varia de acordo com as características de cada caso. “As olheiras acastanhadas são decorrentes do maior acúmulo de melanina ou hemossiderina (pigmento gerado a partir das hemácias do sangue). As arroxeadas tem origem na dilatação dos vasos sanguíneos que circulam no local, enquanto as profundas possuem aspecto mais escurecido”, afirma.

Tratamento para olheiras


A médica também cita alguns tratamentos específicos adequados para melhorar o aspecto das olheiras
. Cremes de uso domiciliar e peelings químicos são alguns exemplos. “Os cremes possuem ação despigmentante, descongestionante e também estimulam a produção de colágeno. Já os peelings contam com ação despigmentante mais intensa que os cremes”, explica Ana Caroline.

A médica cita ainda o laser como uma opção, cujo objetivo é diminuir a quantidade de melanina e melhorar a circulação local; e o preenchimento com ácido hialurônico, indicado para tratamento das olheiras profundas. “Cada um desses casos deve ser avaliado por um médico dermatologista para que o melhor tratamento possa ser indicado”, orienta.

Dra. Ana Caroline Barreto é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 155934

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Cuidados com a pele: quais hábitos do dia a dia podem ajudar a evitar olheiras?"

Doralice lucena de Andrade

tratamento das olheiras

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.