Por que o frio deixa a pele mais sensível?


  • +A
  • -A

A chegada dos dias mais frios do inverno divide opiniões: tem gente que adora tirar os casacos grossos do armário, mas tem quem prefere as temperaturas mais altas das outras estações. No entanto, os dermatologistas são unânimes em dizer que, apesar dos gostos divergentes, a pele precisa de cuidados especiais no inverno, já que o frio a torna mais sensível.

Banhos quentes aumentam sensibilidade da pele no inverno

“Com as temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar, a transpiração corporal diminui, provocando um maior ressecamento da pele do rosto e do corpo“, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Durante os meses de outono e inverno, a pele acaba perdendo seu brilho natural e descamando com mais facilidade, o que pode gerar coceira.

A especialista chama atenção também para a temperatura da água do banho nessa época do ano. “Os banhos mais quentes removem mais intensamente a oleosidade natural da pele, responsável por manter a sua umidade natural. Esses fatores acabam tornando a pele mais sensível às agressões externas e às infecções”, explica.

Manter a pele hidratada diminui os efeitos do frio na pele

A melhor maneira de evitar as consequências dessa maior sensibilidade nos meses frios é cuidar da pele. “Para evitar e tratar esses efeitos devemos evitar banhos muito quentes, evitar sabonetes muito abrasivos, não esquecer de ingerir líquidos e manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e antioxidantes“, recomenda a médica.

Outra dica importante é limpar o rosto ao chegar da rua ou antes de dormir com um produto específico para seu tipo de pele. Mantê-la hidratada com gel ou creme também é essencial, assim como evitar o uso intenso de buchas e esponjas no rosto. Além disso, os lábios também são uma área sensível e os efeitos do frio podem machucá-los. Aplicar hidratantes labiais, de preferência com proteção solar, é a melhor forma de protegê-los.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o frio deixa a pele mais sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.