Existe alguma forma segura de pegar sol no verão tendo a pele sensível?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existe alguma forma segura de pegar sol no verão tendo a pele sensível?

Por mais que pessoas com a pele sensível estejam sob maior risco do que o normal quando expostos ao sol, é possível que elas consigam aproveitar um dia de praia de forma segura. Para isso, é necessário seguir à risca todas as recomendações de proteção da pele, seja usando e reaplicando o filtro solar, ou evitando o sol, fazendo uso de bonés, óculos e barracas.   

Como ir à praia com segurança mesmo tendo a pele sensível?


“Quem possui a pele sensível tem que se proteger muito bem do sol quando for a praia. Para isso, recomenda-se fortemente o uso de filtro solar de amplo espectro (de preferência os que sejam feitos para pele sensível), tendo que repassá-lo a cada 2 horas. Usar chapéu, ficar embaixo do guarda sol, procurar ficar à sombra e hidratar-se bem sempre é o ideal”, indica a dermatologista Alexandra Bononi.

Segundo a especialista, suspender substâncias que podem deixar a pele mais sensível (ex: ácidos e peróxido de benzoíla), pelo menos uma semana antes de ir à praia, também pode ser uma boa ideia. “Vários fatores podem desencadear ou piorar a pele sensível, como o uso de substâncias com fragrâncias e álcool, além de outros ativos que irritam a pele”.  

Causas da pele sensível e cuidados pós-praia


A dermatologista aponta algumas causas para a pele sensível, como alterações hormonais, estresse e noites mal dormidas (fatores internos), além da poluição, frio intenso e exposição constante ao ar-condicionado (fatores externos). “É importante explicar que
a pele sensível se dá pelo comprometimento da barreira de proteção da pele, o que leva à maior penetração de agentes irritantes e perda de água (o que torna a pele mais seca)”.

Também é fundamental adotar cuidados pós-praia, os quais incluem, de acordo com a dermatologista: higienização da pele com loções sem sabão (face) ou com sabonetes hidratantes (preferencialmente no corpo); banhos menos quentes; e aplicação de cremes hidratantes para restaurar a barreira de proteção da pele. “Se houve uma exposição indevida ao sol, tornando a pele avermelhada e dolorida, banhos frios, compressas de chá de camomila e hidratantes calmantes podem ajudar”.

Dra. Alexandra Bononi é dermatologista formada em medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu) e atua em São Paulo. CRM-SP: 97012

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe alguma forma segura de pegar sol no verão tendo a pele sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.